O que é uma cooperativa e quais seus ramos?

Você vai levar só 5 minutos para ler esta publicação!

Cada vez mais ouvimos falar sobre cooperativas. Isso significa que esse modelo socioeconômico tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Se você ainda não entendeu ao certo o que é uma cooperativa, você vai entender nessa publicação, junto de quais os ramos de atuação dessas organizações.

As cooperativas são organizações formadas por pessoas de um grupo econômico e social com interesse comuns. Nesse modelo de negócios, a propriedade é coletiva e é gerida democraticamente.  O investimento é o mesmo para todas as partes, e o resultado retorna para os associados.

Essas organizações não visam a maximização do lucro, pois seu objetivo é a prestação de serviços aos cooperados. Elas também possuem interesses sociais, econômicos, culturais e ecológicos, de maneira que contribuem para o desenvolvimento social e participam ativamente da comunidade. Os associados são donos da cooperativa e são eles quem decidem as ações a serem realizadas. 

Essa característica torna essas organizações mais justas, democráticas, equilibradas e mais abertas às oportunidades. Por serem autônomas e independentes, cada cooperativa se organiza como melhor lhe convir, de maneira específica. Além disso, são baseadas em princípios (os quais já falamos sobre aqui!).

Por mais que os ramos mais conhecidos sejam o agropecuário e o de crédito, existem cooperativas de diversas vertentes! Abaixo, vamos descobrir em quais setores podemos encontrá-las.

Setor agropecuário

Esse setor é composto por cooperativas de produtos rurais – como soja, milho e trigo -, agropastoris – como leite – e de pesca. São exemplos a COCAMAR, a COAMO, a COCARI e a FRIMESA.

Setor de consumo

As cooperativas que pertencem a este setor são dedicadas à compra de artigos de consumo para seus cooperados. Um exemplo é a Coop – Cooperativa de Consumo.

Setor de crédito

As cooperativas deste setor são voltadas à prestação de serviços financiamentos, atendendo às necessidades de seus cooperados. Existem diversos exemplos, como o SICREDI e o UNICRED.

Setor educacional

Composto por professores, alunos, pais de alunos e cooperativas de atividades afins, estas cooperativas visão a formação com base em valores como cooperação, cidadania e desenvolvimento social. São exemplos as cooperativas gaúchas Cooeduars e a Cooplider.

Setor especial

Este setor é composto por cooperativas constituídas por pessoas que precisam ser assistidas ou que se encontram em situações de desvantagem de acordo com a Lei 9.867, de 10 de novembro de 1999.

Setor habitacional

Estas cooperativas cooperativas são voltadas à construção, manutenção e administração de habitações para os cooperados. A COHAVIR e a COHABRAAS são exemplos delas.

Setor de infraestrutura

As cooperativas deste setor objetivam atender seus cooperados com serviços relacionados à infraestrutura. No Brasil, a Coober é um exemplo de cooperativa de infraestrutura.

Setor mineral

As componentes deste setor são cooperativas especializadas em pesquisar, extrair, lavrar, industrializar, comercializar, exportar e importar produtos minerais.

Setor de produção

São cooperativas voltadas à produção de um ou mais tipos de bens e de produtos, em que os cooperados são os donos da propriedade. A C Vale, a COCAMAR e a COAMO são exemplos de cooperativas deste setor.

Setor de saúde

A UNIMED e a SECOOMED são exemplos de cooperativas onde os cooperados se dedicam à preservação e à promoção da saúde humana, característica das organizações deste setor.

Setor de trabalho

Estas cooperativas são compostas de cooperados que se dedicam à organização e à administração dos interesses profissionais de associados cujos serviços não são identificados em outros ramos. Um exemplo é a PLURICOOP, Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento.

Setor de transporte

Este setor é composto por cooperativas formadas por cooperados que atuam no transporte de cargas e de passageiros. a COOPERLOG e a TRANSCOCAMAR são organizações deste tipo.

Setor de turismo e lazer

Os cooperados deste setor prestam serviços de lazer, artísticos, turísticos, esportivos, ou que atendam diretamente os cooperados nesta área. A paranaense COOPTUR é uma cooperativa especializada em turismo, categorizada neste setor.

Como mencionado, as cooperativas são organizações formadas por pessoas com objetivos comuns e existem em suas mais diversas formas. Nós, da Integração, queremos oferecer a todas elas oportunidades de inovação! Se interessou? Cadastre-se clicando aqui!