Tudo o que você precisa são de 4 minutos para entender mais sobre o Cooperativismo e entender porque esses mitos são afirmações equivocadas.

O Cooperativismo é um modelo de negócios antigo e que, hoje em dia, está em todo o mundo! Mesmo assim, alguns mitos ainda são repetidos em relação a ele. Nessa postagem, vamos entender melhor sobre o Cooperativismo e desmitificar algumas afirmações!

Mito nº 1: O Cooperativismo é um programa de assistência

As cooperativas são pautadas em um modelo societário. Ou seja, nas cooperativas os associados são donos do negócio. A gestão, por sua vez, é democrática e todos tem o mesmo poder de voto. E, quando há sobras, elas são distribuídas entre todos os cooperados de acordo com a participação deles na cooperativa. 

Além disso, é parte dos princípios do cooperativismointeresse pela sociedade, o que justifica as ações sociais desenvolvidas pelas cooperativas, que buscam o desenvolvimento da comunidade! Logo, não se trata de uma assistência, mas sim da participação dos cooperados dentro da organização e da sociedade em si!

Mito nº 2: As cooperativas não tem compromisso com o futuro

Na verdade, por prezarem tanto pelo desenvolvimento social e pela sustentabilidade das organizações, as cooperativas tem muito compromisso com o futuro. Atualmente, o Cooperativismo gera milhões de empregos ao redor do mundo. Só no Brasil, uma a cada sete pessoas é cooperada a uma cooperativa.

As cooperativas também conduzem, hoje em dia, diversos avanços tecnológicos úteis para o futuro. Isso, junto a uma organização pautada em propósito, colocam as cooperativas como ponte para o futuro.

Mito nº 3: Cooperativismo é coisa de comunista ou de sindicato

Ambas as afirmações estão erradas.

As cooperativas são empresas de capital fechado, que pertencem aos associados, os quais trabalham em conjunto para atingir lucro social. Ou seja, elas prezam pelo desenvolvimento socioecônomico e cultural do seu próprio quadro social. Sindicatos, por sua vez, são organizações que buscam os valores comuns de uma mesma classe trabalhista e só. As relações dentro deles fazem menção apenas às questões trabalhistas.

Da mesma forma, Cooperativismo não é o mesmo que comunismo. Na verdade, as cooperativas são empresas que, como qualquer outra, visam lucros. A diferença está no fato de que as sobras são distribuídas e uma parte do lucro é investido socialmente. Aliás, o Cooperativismo é mais forte em países capitalistas

Mito nº 4: O Cooperativismo está ultrapassado

Essa afirmação é extremamente equivocada. Na verdade, o Cooperativismo está mais atual que nunca! Como dito, o movimento tem viabilizado várias mudanças tecnológicas em nossa sociedade. O senso de propósito, os princípios, a democracia e o interesse social são pontos que cada vez mais farão o Cooperativismo se reinventar como modelo de negócios

Mito nº 5: O cooperativismo nunca vai ter os melhores preços d mercado

Na realidade, o cooperativismo consegue os melhores preços do mercado! Como seu principal objetivo não é o lucro bruto, e sim o lucro social, as cooperativas são organizações mais justas e acessíveis a todos!

A Integração é uma agência que reúne mais de 20 anos de experiência em cooperativas para levar esse movimento mais longe! Nosso maior propósito é tornar o cooperativismo mais conhecido socialmente.

Quer receber mais notícias sobre esse movimento? Faça seu cadastro receba os melhores conteúdos sobre Cooperativismo!