Falamos muito sobre como a tecnologia está presente cada vez mais no nosso cotidiano, e as cooperativas precisam enxergar o que vem pela frente em meio à esse cenário de revoluções digitais.

Para isso, é necessário contar com inovações tecnológicas para sobreviver a esse futuro desafiador, mas sem deixar de colocar as pessoas em primeiro lugar.

O Brasil, positivamente falando, é um lugar aberto a diversas possibilidades de inovações, dando espaço para novos testes e experimentos, vendo o que dá certo e o que não dá.

O importante é não parar de testar e de ter novas idéias, mas é sempre bom lembrar em ter as pessoas em primeiro lugar. As Cooperativas já saem na frente de muitas empresas e o importante é sempre se manter inovando.

Character illustration of people holding creative ideas icons

A importância da inovação

Cooperativas que não estão inovando irão se tornar ultrapassadas, assim como as empresas que também estão fazendo mais do mesmo, irão acabar.

Há diversas formas inovações, em diversas áreas, e que podem ser feitas até mesmo nas regiões em que as cooperativas atuam.

O que elas devem fazer é começar a pensar em como se tornar o novo “Uber” do cooperativismo, ou o novo “Airbnb” do cooperativismo.

O caminho para que isso se torne positivo para as cooperativas é não ter medo de experimentar e testar coisas novas. Caso não dê certo, o erro pode ser um grande aprendizado para novas idéias.

E por fim, algo que é preciso estar no radar, além da exploração de novas inovações tecnológicas, é explorar ambientes focados na comunidade e o que podemos fazer para contribuir cada vez mais para seu desenvolvimento.

Acompanhe a Integração e saiba tudo sobre as tendências para as cooperativas e como levar mais adiante o impacto social que elas causam para a sociedade!