Em meio à tantas mudanças que estamos passando com a chegada da internet e da tecnologia, a forma como se lida diante dessas situações é o que garantirá a sustentabilidade do negócio.

Hoje, diversas marcas que já foram consagradas algum dia, estão desaparecendo. Profissões estão deixando de existir, e alguns serviços estão se tornando antiquados.

Mas, uma das grandes vantagens do setor cooperativista é que nele, temos condição de fazer com que as mudanças soprem ao nosso favor. E você sabe o por quê? Para se alcançar o sucesso, é necessário utilizar as tecnologias ao nosso favor, porém, não é da tecnologia que surgem boas ideias, mas sim das pessoas.

Por isso, devemos sempre procurar entender o que a tecnologia vem causando para as pessoas. Compreender porquê antigamente o sonho dos jovens era ter um carro e hoje em dia muitos preferem um aplicativo que resolvem o problema de locomoção. Entender essas mudanças que parecem simples podem levar as cooperativas aos próximos anos.

Devemos pensar em oferecer soluções diferenciadas.

É inevitável estar sempre aberto a aprender, desaprender e também reaprender, pois, ainda teremos um avanço tecnológico muito grande pela frente, e as cooperativas se preparam para este momento. As que não se prepararam por  achar desnecessário agora vão correr atrás do prejuízo tecnológico grande, mas possível de alcançar.

Quem conhece o cooperativismo, sabe que não há medo em relação à mudança, pois, neste quesito as cooperativas vêm se transformando ao longo de mais de 176 anos e hoje são grandes empreendimentos consolidados com grande avanço tecnológico. 

Compromisso com a comunidade

As cooperativas sempre estiveram ao lado das comunidades desde o seu surgimento em 1844 e essa preocupação sempre constante está em seu DNA. Está nos princípios da formação de uma cooperativa a preocupação com a comunidade, com a educação, com desenvolvimento social, com a equidade e a igualdade. Desta forma desde a sua concepção, se colocam à disposição da comunidade.

É importante questionar se os associados conhecem as ações de suas cooperativas e a presença delas na comunidade. Também é preciso se questionar como as cooperativas, neste momento atual, estão se comunicando com seus associados. Precisamos utilizar melhor a tecnologia para nos conectar aos associados e as pessoas ao redor das nossas cooperativas, ou a nossa própria comunidade, para que estas conheçam o trabalho que é desenvolvido no dia a dia.

Por não fazer isso de forma digital, aproveitando o uso da tecnologia, esse trabalho pode acabar passando despercebido. Agora é a hora de se perguntar se todas as ações de responsabilidade social com a comunidade estão sendo vistas e compreendidas por seus associados, pois, neste momento atual essas ações se tornaram ainda mais importantes.

As cooperativas desenvolvem ações voltadas para a valorização do comércio local, ações diversas de doação para o dia C, dia de cooperar, apoio a professores, aulas de informática e de educação financeira para adultos e crianças, apoio a entidades através de fundo social e campanhas com foco social, no esporte na cultura, saúde e manutenção das entidades.  

De que forma isso é comunicado pelas Cooperativas? Será que o digital vem sido utilizado a favor delas? A comunicação tem que, necessariamente, mostrar a essência do cooperativismo e sua realidade local, isso sim vai aproximar a cooperativa aos associados e a comunidade de forma relevante. Pense nisso!

Para mais informações e conteúdos sobre cooperativas, focadas em seu desenvolvimento como um todo e pensando em evidenciar seu impacto social com todos, acompanhe o blog da Integração e também nossas redes sociais!