Você precisa só de 4 minutos para conhecer a história das Cooperativas de Saúde no Brasil!

Hoje em dia, o Brasil tem o maior cooperativismo de saúde do mundo! Ao todo, são quase 240 mil profissionais que prestam auxílio para cerca de 250 milhões de pacientes. Além disso, as cooperativas de saúde já estão em 83% das cidades brasileiras.

Como toda adepta do cooperativismo, as cooperativas de saúde visam a divisão dos benefícios e das obrigações. Também não possuem limites de sócios e têm suas decisões tomadas em assembleias.

Seus associados são profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e diversos outros. Eles podem prestar serviços para pessoas físicas, para clínicas e hospitais e também para órgãos governamentais. 

Quando as cooperativas de saúde surgiram?

As cooperativas de saúde surgiram aqui, no Brasil, nos anos 60. A primeira delas foi formada em Santos – SP, por um grupo de médicos. Em pouco tempo, esse modelo de cooperativas se espalhou pelo país, tornando-o a maior nação de cooperativismo de saúde do mundo!

O setor movimenta aproximadamente 36 bilhões de reais, o que representa 32% do investimento em mercado privado de saúde no Brasil.  Além disso, 20% dos médicos brasileiros já estão associados a uma cooperativa.

São exemplos de cooperativas deste ramo nomes como UNIMED e Atesa. Essas cooperativas oferecem serviços para pessoas físicas e até para órgãos governamentais, como salientado. É importante ressaltar que por mais que tenham surgido no Brasil, hoje em dia encontramos cooperativas da área de saúde no mundo todo! 

Quer saber mais sobre como as cooperativas têm se destacado no mercado nacional e ainda descobrir maneiras inovadoras de trabalhar com elas? Cadastre-se e revolucione a sua forma de pensar o cooperativismo!