Quer construir um mundo melhor criando uma cooperativa e não sabe como? Então você está no lugar certo!

Criar uma cooperativa é unir pessoas, voluntariamente, para satisfazer algumas necessidades em comum, como: econômicas, sociais e culturais. Os benefícios gerados pelo cooperativismo através de seus princípios são compartilhados entre os demais membros de uma cooperativa. 

É preciso que todos os membros estejam dispostos a alcançar objetivos em comum ao se montar uma cooperativa. Isso porque o resultado alcançado irá satisfazer as necessidades dos trabalhadores, produtores e consumidores, que são os cooperados. 

Você está disposto a montar uma cooperativa e quer saber como fazer isso? Confira abaixo: 

Por onde devo começar?

Bom, primeiramente você precisa ter noção de que ao montar uma cooperativa você estará fundando um negócio coletivo, ok? O seu negócio, será também o de todos os membros envolvidos. Ele deverá ser em prol da sustentabilidade, com visões econômicas, sociais e ambientais. Para isso, você precisa de membros com objetivos em comum! 

Quando você estiver com um grupo de pessoas dispostas a montar uma cooperativa com os mesmos interesses, será a hora de traçar os objetivos. Você, junto aos membros reunidos, deverão elaborar um plano de negócio para ver se é viável economicamente, financeiramente e socialmente, abrir uma cooperativa. A partir disso, será necessário eleger uma comissão executiva para cuidar das questões burocráticas da cooperativa. 

Como faço esse plano de negócios?

Não é um bicho de sete cabeças, fique tranquilo. Pense que é como organizar uma festa. Isso mesmo! Você deve pensar o que realmente quer, como quer, quantos e quem irá convidar, quanto irá investir, e assim por diante. Você deverá realizar um planejamento do que pretende fazer. O planejamento é necessário para então partir para a ação. 

É preciso ter conhecimento do mercado que você e seus membros estarão atuando. Para isso, procure informações no mercado acerca das oportunidades do produto ou serviço qual irá trabalhar. Só assim você terá uma noção de como seu produto será recebido e o que precisa desenvolver para criar a cooperativa. 

Quantas pessoas são necessárias? 

São necessárias 20 pessoas, no mínimo, para formar uma cooperativa. Há algumas cooperativas onde há exceção de que podem ser fundadas com apenas 7 associados. Você pode conferir aqui quais cooperativas podem ser constituídas por essa quantidade de associados. 

Há alguns pontos que todos os membros terão que ter em mente e que são muito importante antes de montar a cooperativa, que são:

  • Considerar se é realmente necessário fundar uma cooperativa;
  • Avaliar se é a melhor solução abrir uma cooperativa para resolver os problemas em comum;
  • Consultar se já existe alguma cooperativa capaz de satisfazer as necessidades do grupo nas redondezas, ao invés de montar uma;
  • Compreender o interesse do pessoal e se estão dispostos a investir dinheiro necessário;
  • Reconhecer se os negócios que serão gerados a partir do plano de negócios serão suficientes para beneficiar os associados;
  • Ver se os associados terão tempo e disposição para montar a cooperativa. 

Todos tem que ter estar em conformidade com os objetivos traçados, pois a cooperativa será o negócio de cada um dos membros. 

E sobre as regras da cooperativa? 

Os associados deverão elaborar o estatuto da cooperativa, que serão as regras da empresa. Cada um irá escrever e aprovar cada item apresentado, artigo por artigo, cada uma das regras propostas.

A comissão formada pelos associados é quem deverá elaborar o estatuto da cooperativa. Para solicitar orientações, a comissão deve procurar o Sescoop. Depois disso, será distribuído cópias da proposta de estatuto da cooperativa para os associados e então, realizar uma comissão para debater os itens propostos. 

Está quase na hora de fundar a cooperativa! 

Já estamos na reta final. Os associados deverão fazer uma Assembléia Geral de Constituição da Cooperativa, uma reunião para formalizar a fundação da cooperativa com todos os associados. 

Todos deverão estar presentes para aprovar a diretoria e os conselhos, aprovar o estatuto, e também assinar a ata do estatuto social e de constituição. Para que essa reunião seja realizada é necessário seguir algumas regras que podem ser orientadas pelo Sescoop. 

Tudo pronto. Vamos registrar a cooperativa! 

Logo após a Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa, é necessário realizar mais dois passos para registrar a cooperativa. Um é o na Junta Comercial onde a diretoria irá registrar a ata de constituição da cooperativa, o estatuto e mais outros documentos que a Junta irá solicitar.

O outro registro, por fim, é na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), onde será será registrado, digamos, a certidão de nascimento da cooperativa. É o momento da cooperativa em que ela irá declarar o acordo perante as leis cooperativistas. 

Pronto! Agora você já sabe com montar uma cooperativa. Se estiver com alguma dúvida, nós da Integração estamos dispostos a te ajudar. Comente aqui e nós iremos te responder!