Marketing é a forma como nós criamos e entregamos um valor para satisfazer necessidades que possam interessar consumidores, resultando em vender algo para algum mercado. O Marketing o que irá satisfazer a demanda dessa necessidade.
Para empresas que têm negócios comerciais, o Marketing é algo essencial. Agora, se tratando de Cooperativas, é indispensável! O Marketing irá dar ideias para solucionar problemas de algum grupo. Um dos erros de Cooperativas está na ausência dessas ideias, pela falta do Marketing.
As Cooperativas têm suas necessidades, como utilizar estratégias para fazer uma conexão da marca com o público alvo, fazendo-os se identificar com a marca. Para isso acontecer, nada melhor do que utilizar o Marketing.
Para dotar essas estratégias nas Cooperativas, há um tipo de Marketing onde traz uma visibilidade online muito grande, utilizando formas de aquisição de clientes ou de audiência, criando um valor para eles. Esse é o Marketing de Conteúdo.
O que é Marketing de Conteúdo?
Indo direto ao ponto, o Marketing de Conteúdo é a criação de um conteúdo relevante que visa engajar um público-alvo para poder ser um crescimento de clientes e potenciais clientes para sua empresa. É a forma de envolver a marca com o público, atraindo e gerando um valor para eles.
É algo recíproco. Você entrega um conteúdo que irá satisfazer seu cliente ou potencial cliente, e ele irá gerar mais negócios para sua empresa. Desta forma, você terá um crescimento na sua rede de clientes e potenciais clientes através de um conteúdo relevante e valioso.
No caso das Cooperativas, o Marketing de Conteúdo é extremamente indispensável, pois é onde você irá ter uma maior visibilidade da sua Cooperativa, entregando um conteúdo para seu público que irá criar um relacionamento para que eles reconheçam a preocupação de sua empresa com eles.
Benefícios de usar o Marketing de Conteúdo nas Cooperativas
1. Aumento de visibilidade na internet
O Google é a principal fonte de pesquisa na internet. Com um conteúdo relevante, você pode ser ser visto por uma maior audiência. Quanto melhor a qualidade do seu conteúdo, mais chance você terá de atrair mais clientes e também fortalecer o relacionamento do público com sua marca.
2. A interação do público com a Cooperativa
Seu conteúdo irá abrir um canal de interação da sua empresa para seus clientes. Ele servirá para as pessoas poderem conversar com a sua marca, interagir, seja para tirar dúvidas ou enviar alguma sugestão. Com um bom conteúdo, você terá a atenção de uma boa audiência e também fará com que compartilhem o conteúdo com seus outros seguidores nas redes sociais, fazendo sua Cooperativa ficar reconhecida por meio de uma publicidade espontânea.
3. A base de leads nutrida
Leads são as pessoas que tem o início de um interesse em um determinado produto ou serviço que você está oferecendo. Com o conteúdo, você estará nutrindo esses leads para que eles possam futuramente se tornarem parte de sua rede de clientes. O valor gerado pelo seu conteúdo que você irá criar, a partir do material relevante elaborado, irá fazer com que seus leads sejam nutridos e prepará-los para uma futura ação com sua empresa.
4. Custo de aquisição por cliente reduzido
Investindo em Marketing de Conteúdo, você estará criando de uma forma natural novos clientes e público para a sua empresa. Isso acontecerá de uma forma orgânica e recorrente, sem você precisar esforçar muito para isso.
5. A confiança do público perante a Cooperativa
Com o conteúdo relevante para seu público, você irá se tornar uma autoridade no mercado, gerando uma confiança do público com sua empresa. Essa confiança fará com que eles façam ainda propagandas da sua marca, sem ao menos você pedir. O valor que você estará gerando para o público faça com que se lembrem de sua marca, reforçando-a como autoridade.
Com isso, com o seu público satisfeito com seus conteúdos e solucionando seus problemas, eles poderão compartilhar com seus contatos que possuem as mesmas dores e fazer com que sua marca fique ainda mais reconhecida.
O planejamento é importante para que tudo funcione
Você tem um conteúdo rico de informações, que irá solucionar um problema da audiência e criar um valor da sua marca. Mas você não irá fazer isso do nada. Você precisa de um planejamento para que você tome ações de maneira correta.
O planejamento vem antes do conteúdo. A escolha do tema, a linguagem que você irá usar, as palavras-chaves que serão inseridas no conteúdo. Tudo é planejado para se ter um caminho até chegar no resultado que você espera.
O que você quer com seu conteúdo? É uma das questões mais importantes para que você consiga um resultado esperado. A partir da sua resposta, você irá definir seu objetivo e irá traçar todo um caminho para alcançá-lo.
Por exemplo, sua Cooperativa quer aumentar o engajamento de sua marca. Esse é um objetivo que você pode ter, e para isso, você irá criar conteúdos para que esse engajamento aconteça.
Você tem que ver se isso está funcionando, certo? Então, você irá definir métricas para analisar se o seu conteúdo está dando o resultado esperado. No exemplo acima, uma das métricas que pode ser analisada pode ser o número de compartilhamento nas redes sociais e comentário nas postagens.
Como aplicar o Marketing de Conteúdo?
Antes de tudo, você não deve pensar só em você. Pense no seu público e no que você irá entregar para eles. Foque no interesse e no desejo do público que você quer atrair. Desta forma, você irá criar uma percepção positiva da sua empresa, e consequentemente, gerando mais negócios.
Pense em ajudar o público com algo que ele precisa no momento. Ele irá ter sua total atenção se sua empresa estiver disposta a ajudá-lo de alguma forma. É para isso que o conteúdo irá servir. Sanar as necessidades de alguém. Isso porque as pessoas estão mais dispostas a ter um relacionamento com marcas que conhecem elas e se importam com elas.
- Você irá criar conteúdos que irão atrair o público. Crie conteúdos que irão sanar alguma dor ou necessidade deles, tudo bem? Seu objetivo, além disso, é atraí-los através do seu conteúdo, que deve ser relevante.
- Seu conteúdo irá converter quem estiver lendo, de forma com que faça que eles se identifiquem e se aproximem daquilo que você está falando, e sendo assim, se aproximando do seu negócio, ficando dispostos a se relacionar com sua marca.
- A partir disso, o público já irá reconhecê-lo como referência no que está dizendo, fazendo-os ficarem interessados no seu serviço e dispostos a consumir o que você tem a oferecer. Eles ficarão encantados pela sua marca.
Criação dos Conteúdos
Vamos falar um pouco mais especificamente sobre os conteúdos. O processo de criação dos conteúdos será realizado a partir de alguns processos que você deverá seguir. Mas como você irá fazer isso? Primeiramente, pesquisando! Pesquise sobre conteúdos que irão abordar assuntos que irão atrair a atenção do seu público. Para isso, você deve entender seu público antes de mais nada.
Pense em ajudá-los com o seu conteúdo. O que eles desejam? O que eles precisam aprender para conseguir solucionar algum problema? Dessa forma, faça conteúdos que sejam interessantes e com dicas. Você irá trazer algo mais emocional, que eles gostem.
Após você pesquisar sobre e criar os conteúdos, é a hora de publicá-los. Você não precisa de uma audiência enorme no começo, basta ele ter uma boa visibilidade e que seja compartilhado o suficiente para gerar um feedback relevante da audiência.
Divulgação do Conteúdo
Por fim, chegou o momento de todos verem o seu conteúdo. É o momento de levar até seu público o conteúdo que você desenvolveu com tanta dedicação. Você pode utilizar alguns canais para divulgá-los, como as redes sociais.
As redes sociais são importantes para conseguir mais clientes. Para você conseguir um bom resultado nas redes sociais, você precisa primeiramente analisar se o seu público se encontra, por exemplo, no Facebook. Se não estiverem, não tem o porque você distribuir seu conteúdo lá, não é mesmo?
É importante você conhecer bem o local onde fará a divulgação do conteúdo, isso porque você terá de usar tons diferentes de acordo com o ambiente em que seu conteúdo estará. Como no Twitter, que é algo mais dinâmico, com textos curtos e linguagens informais.
Quando você souber onde seu público está, será o momento de você divulgar seu conteúdo e atingir os objetivos que você pretende. Com o Marketing de Conteúdo, sua Cooperativa poderá se destacar entre as demais, se tornando autoridade no mercado e reconhecida entre as pessoas. Tudo depende do seu esforço e do conteúdo que você irá criar.
Esperamos que esse conteúdo criado pensando no melhor para sua Cooperativa tenha ajudado você a saber como aplicar o Marketing de Conteúdo e os benefícios que ele pode gerar para sua empresa.
Caso haja qualquer dúvida, comente aqui neste post que iremos te responder. Nós da Integração estamos a disposição para ajudá-lo!