Se você quer aprender como ter pessoas dedicadas em sua Cooperativa e até mesmo conquistar pessoas para ajudar em seus projetos, leia este texto até o fim.

Cooperativa é uma sociedade de pessoas. Toda Cooperativa precisa de pessoas com as perspectivas e objetivos em comum, para poderem prestar algum serviço, certo?

Mas, você sabe o que fazer para conseguir que pessoas com esse espírito de cooperativismo façam parte de sua Cooperativa, se entregando e se dedicando totalmente?

Um dos maiores desafios do cooperativismo, no caso financeiro, é fazer com que os associados assumam a cooperativa como sendo sua, não apenas usufruindo dos produtos e serviços que lhes convêm, mas exercendo suas responsabilidades. O que as Cooperativas devem ter e fazer é:

1. Garantir igualdade

Todo o trabalho feito pela Cooperativa deve garantir a igualdade para todos os associados, fazendo com que tenham condições de acessar os produtos e serviços nas mesmas condições de prazos e taxas.

Os trabalhos devem entregar benefícios e serem justos, tanto para a Cooperativa quanto para os associados, não apenas para os associados individualmente.

2. Visão a longo prazo

Em uma Cooperativa, a visão que se deve ter é a longo prazo, pensando no bem comum de todos os associados e não apenas nas vantagens para si mesmo.

Uma Cooperativa é formada por uma sociedade de pessoas que têm um mesmo objetivo, certo? Portanto, os objetivos da Cooperativa devem atender as necessidades de todos os associados!

3. Necessidade de fortalecimento

É necessário compreender que, para a Cooperativa poder evoluir, deve-se buscar resultados positivos fortalecendo os fundos sociais da Cooperativa, mantendo uma competitividade diante os grandes conglomerados financeiros e econômicos.

4. Fazer a Cooperativa crescer

Os associados precisam saber a quem se compete fazer a Cooperativa crescer. No caso, não são somente aos conselheiros e colaboradores. O associado tem um grande papel no crescimento e desenvolvimento da Cooperativa.

Muitos associados não percebem que depende de seu próprio interesse, e não apenas da administração, dos executivos e colaboradores, fazer o crescimento da Cooperativa acontecer. Deixe isso claro!

Com essas dicas, sua Cooperativa terá associados alinhados para um crescimento em união, e também deixando um campo aberto para que pessoas de fora possam reconhecer sua Cooperativa e ajudar em seus projetos.

Quer saber mais formas de transformar o Cooperativismo? Nós, da Integração, estamos a disposição para te ajudar. Fale com a gente!