O cooperativismo tem atitudes que as empresas vêm buscando todos os dias, como engajamento e propósito. Ambos estão no DNA das cooperativas e essas duas atitudes movem pessoas. Falar sobre cooperativismo é algo que me motiva todos os dias, pois as cooperativas são diferentes em sua essência e vou te mostrar o porquê durante nossa conversa.

Conheci uma pessoa no interior de São Paulo durante uma visita a cooperativa de crédito Sicredi. Ela me contou uma história que me fez ter a certeza de que estamos engajados numa causa maior do que podemos imaginar. Estávamos lançando um projeto social apoiado pela Cooperativa, onde o objetivo é a busca de recursos para ajudar as entidades assistenciais locais da sua área de atuação a conseguir recursos para realizar projetos sociais, melhorando a vida de quem é atendido por estas ongs.

Foi assim que conheci a Ana Paula. Uma pessoa incrível que cuida de uma ong para ajudar crianças, seja com brinquedos, cesta básicas, remédios ou abraço carinhoso. “E como esta ong surgiu em sua vida?” Foi através de seu filho de 7 anos que, enquanto estava internado num período próximo ao Natal e ganhou brinquedos de sua mãe, pediu para que ela também levasse brinquedos para todas as crianças com câncer igual a ele que também se encontravam internadas, e assim, partiu deixando esta missão de vida para Ana. Este garoto fantástico deu seu nome a ong, “Projeto dos Sonhos de Lucas Tapi” em Vargem Grande do Sul.

Agora, acredito que você esteja perguntando: “o que isso tem a ver com cooperativa, propósito ou engajamento?” E eu te respondo: Tem tudo a ver, pois quando ela criou a ong, não sabia como proceder e tinha o sonho de fazer. Um dia, Ana estava realizando um bazar de roupas novas e usadas onde toda a renda era em prol da compra de brinquedos para as crianças com câncer internadas no hospital e Dani entrou na loja. A Dani estava procurando um pijama para sua filha e foi quando conheceu a Ana, sua história de vida e de sua Ong.

Dani, gerente da cooperativa de crédito Sicredi, começou a divulgar o bazar da Ana e contar sua história. Ana não tinha nem uma conta para depositar as doações e Dani que ao saber da sua história abraçou a causa e passou a ajudar, através da cooperativa. A cooperativa de crédito estava desenvolvendo uma campanha solidária para ajudar entidades assistenciais e Dani convidou Ana para participar da campanha social para arrecadar fundos e ajudar na realização do “Projeto dos Sonhos de Lucas Tapi”. Acredito que aqui vocês já entenderam o que torna uma cooperativa diferente e o que é um colaborador engajado com propósito, não apenas da cooperativa, mas da comunidade e especialmente engajado com as pessoas, pois as cooperativas são feitas de pessoas para pessoas.

Faço uma pergunta as cooperativas: vocês estão preparando seus colaboradores para esse engajamento? Seus associados reconhecem os trabalhos que vocês estão desenvolvendo? E a comunidade sabe que a sua cooperativa tem este engajamento social e este propósito de melhorar a vida local?

Pense nisso…

Caso você queira ajudar a entidade da Ana Paula e contribuir com o seu propósito de ajudar crianças com câncer, você pode fazer uma doação:
Banco: 748
Agência: 0718
Conta: 53466-4
Nome: Associação de Apoio de Pessoas com Câncer Lucas Tapi
Telefone: (019) 3643-3770
CNPJ: 29250424000196

Texto escrito por Marcelo Bergamo: Sócio na empresa Integração, Especialista em cooperativismo, Palestrante do tema Cooperativismo de Crédito em diversas cooperativas, Professor do ISAE – Curso de Formação Conselheiro Cooperativo, Consultor de projetos de responsabilidade social especializado em cooperativa.