Os últimos anos do cooperativismo de crédito vem sendo muito promissor e tem crescido de forma sustentável. E no ano de 2019, não foi diferente.

Segundo a coordenação de Monitoramento da Gerência de Desenvolvimento Cooperativo do sistema Ocepar, todas as cooperativas neste ramo registradas encerraram o ano com aumento de 13,9% no faturamento, 26,9% no número de cooperados e 24,1% no de funcionários.

Entre todas as mudanças e os desafios que as cooperativas vinham enfrentando, elas tiveram que melhorar sua eficiência e rentabilidade. Elas fizeram isso com outras fontes de receitas, como consórcios, cartões e seguros.

Por conta de todas essas melhorias diante os desafios é que houve o crescimento do cooperativismo de crédito, tendo abertura de novas agências e aumento nos depósitos à vista e a prazo.

Um dos pontos chave para esse crescimento foi que as cooperativas focaram mais em seus cooperados, e esse foi um grande desafio. O desafio foi mostrar para eles onde aplicar seu dinheiro, estando em um cenário de estabilidade econômica.

Como será 2020 para as Cooperativas de Crédito?

Para este ano, as previsões são muito positivas. A expectativa das cooperativas de crédito são que as medidas propostas pelo governo comecem a fazer efeito.

A tendência é que os investimentos gerem mais empregos, e o cooperativismo de crédito vai continuar crescendo e se mantendo como estabilizador no sistema econômico por conta da capilaridade e atuação sistêmica.

Haverá muitos impactos positivos e o que se espera é que as cooperativas atinjam seu patamar de crescimento, expandindo-se sem perder o que há de mais forte neste modelo de negócio: a transparência, o relacionamento e a credibilidade.

Se quiser saber mais sobre assuntos relacionados ao cooperativismo de crédito, siga a gente em nossas redes sociais e nos acompanhe!