Com todos os acontecimentos no mundo ultimamente, as transformações digitais estão acontecendo de maneira mais acelerada, afetando todos os campos da nossa sociedade de alguma forma. E essas transformações desencadearam ainda mais desafios para o Cooperativismo.

Hoje, vivendo em meio à uma pandemia, a tecnologia nunca foi tão precisa. O sistema bancário é quem sai na frente, com uma vasta gama de aplicativos para celulares, websites, call center, consultores remotos, e outros meios que permitem o cliente realizar suas ações sem precisar ir presencialmente em um banco.

Digamos que, os clientes estejam experimentando bancos sem agências. Porém, do outro lado da moeda, temos as Cooperativas de Crédito que ainda possuem dificuldade em realizar inovações tecnológicas, tendo um apego aos modelos tradicionais, que hoje, já estão ultrapassados.

Este fato já era discutido antes, mas se tornou tão importante que foi o tema tratado na conferência Mundial do Woccu (World Council of Credit Unions), que aconteceu em julho do ano passado.

Na conferência, foi tratado a situação dos jovens de hoje em dia, chamados de geração Y, que não aceitam mais pedaços de papéis ou terem que se deslocar fisicamente para irem até uma agência resolver alguma questão ou realizar alguma ação.

O que esses jovens de hoje em dia querem, é resolver tudo on-line através de um ambiente digital que proporcionem mais comodidade e praticidade para resolverem suas questões pessoais, a qualquer momento, através da tecnologia.

Qual o segredo para as Cooperativas se sobressaírem na era digital?

Nitidamente, inovação em relação à tecnologia é algo que as Cooperativas precisam se atentar mais, buscando sempre melhorar a forma como disponibilizar seus serviços para serem acessados por todos, em qualquer lugar.

Porém, um ponto que pode ser o segredo do sucesso das Cooperativas nesse cenário é o relacionamento. Com o avanço da tecnologia, a sociedade se transforma junto, e o relacionamento faz parte dessa transformação, sejam relacionamentos pessoais, profissionais, institucionais ou negociais.

De que adianta ter uma boa tecnologia, com diversas funções, mas sem um atendimento que atende todas as necessidades dos clientes? Isso só poderá tornar a experiência no ambiente digital ainda muito melhor.

Por mais que as empresas tenham objetividade na definição de suas atividades, na verdade elas existem para atender a uma necessidade humana e, por isso, melhor será seu desempenho quanto mais seu relacionamento com os clientes focar mais na colaboração, na cooperação e na solidariedade. 

As cooperativas de crédito têm diversas vantagens em relação a outras empresas, quando o assunto é relacionamento com os clientes, que no caso são os cooperados. 

Por isso, nesse momento, é preciso fazer a união do relacionamento e da tecnologia para enfrentar as dificuldades e se sobressair em meio a esse universo digital. Sua cooperativa está pronta para isso?

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