Podemos pensar que o ato de cooperar é capaz de unir desenvolvimento econômico, bem-estar social e a busca por prosperidade. Com a união entre as pessoas que buscam um mundo melhor, o cooperativismo vem crescendo a cada ano que se passa e vem se tornando uma alternativa muito vantajosa. Por isso, elencamos aqui 6 vantagens do cooperativismo.
O que é cooperativismo?
Antes de trazer as principais vantagens do cooperativismo, é interessante sabermos, mesmo que brevemente, sobre o conceito que permeia esta palavra.
Considera-se como cooperativas as instituições nas quais foram constituídas por um grupo de pessoas em prol de um propósito em comum. Essas associações desenvolvem atividades econômicas, sem necessariamente visar apenas o lucro, de modo a considerar o desenvolvimento social, cultural e ambiental.
Nas cooperativas a gestão é democrática e considera todos os associados como membros de extrema relevância para que a empresa possa prosperar. Desse modo, consideramos que o cooperativismo é um modo de empreender coletivamente que se contrapõe à organização capitalista que visa somente o lucro.
Principais vantagens do cooperativismo
Como deixamos claro, o cooperativismo vem se tornando uma opção muito vantajosa para o desenvolvimento empresarial, econômico e social. Confira abaixo uma lista com seis dos principais benefícios de cooperar:
1. Crescimento constante
Segundo o Sistema Ocepar os primeiros registros do cooperativismo tiveram início em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester (Inglaterra). A partir disso, as instituições cooperativas cresceram ano após ano.
Atualmente, o cooperativismo está presente em 150 países do mundo, contando com 1,2 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas. Nesse sentido, investir em cooperativas é uma grande aposta para prosperar, tanto economicamente, quanto socialmente.
2. Gestão participativa
As cooperativas possuem uma gestão democrática e participativa. Assim, todos os cooperados são donos da instituição e participam diretamente e com o mesmo peso nas tomadas de decisões.
De tal modo, os sujeitos que compõem as cooperativas participam de assembleias para tomar consciência sobre os rumos que a cooperativa toma e fazem parte ativamente das políticas da empresa, o que se torna uma grande vantagem para o progresso da instituição.
3. Formação facilitada
Se comparado com outras empresas, o processo de constituição de uma cooperativa é mais simples e facilitado.
Além disso, o número ilimitado de cooperados, a ausência de restrição para entrada e saída de membros e a dificuldade de dissolver uma organização, jogam a favor das cooperativas.
4. Melhores taxas
Por ser uma associação mais autônoma que não visa o lucro, nem o acumulo de capital, as taxas são menores e mais justas.
As cooperativas priorizam a relação custo-benefício e a facilidade de realizar os projetos dos associados e da comunidade.
5. Apoio mútuo
Cooperar é agir junto de outras pessoas em prol de um mesmo objetivo: desenvolver-se economicamente, sem prejudicar o mundo em que vivemos.
A partir de um mesmo objetivos, os cooperados se encontram, cada vez mais, perto de atingir o crescimento e a prosperidade.
6. Desenvolvimento das comunidades
Nas cooperativas o relacionamento com as pessoas é humano e visa apoiar o desenvolvimento da comunidade local e dos pequenos municípios. De modo sustentável, as cooperativas vêm alcançando o progresso da sociedade, bem como a criação de ações culturais, sociais e educacionais.
O cooperativismo visa um mundo melhor!
Percebemos, neste artigo, que o cooperativismo objetiva crescer economicamente, ao mesmo tempo que atinge a prosperidade sustentável do mundo.
Essa concepção está tomando força e vem se constituindo como uma ótima opção de empreender.
E aí, você quer saber como empreender de um modo mais cooperativo? Fale conosco por WhatsApp.