Por que eu deveria me associar a uma cooperativa?

Você leva 4 minutos (ou menos) para ler essa publicação!

As cooperativas são organizações formadas por grupos de pessoas com interesses comuns, baseadas em princípios e atuantes em diferentes ramos. Nesta publicação você vai descobrir quais as vantagens em ser cooperado!

Você é um dos donos e possui participação ativa!

Nas cooperativas você não é apenas um cliente, mas sim um dos donos! Ao associar-se, você desempenha papel ativo na organização, tendo parte em suas decisões políticas, financeiras e operacionais. 

Qualquer pessoa pode ser um cooperado, desde que faça isso de forma livre e espontânea, assumindo suas devidas responsabilidades. Sendo parte da cooperativa, você possui abertura para expressar suas opiniões, dar sugestões, propor soluções e se expressar abertamente. 

Igualdade de voto e de direitos

As cooperativas são organizações democráticas, o que significa que todos possuem os mesmos direitos – e deveres -, assim como o mesmo poder de voto (ou seja, um associado é o mesmo que um voto).

As decisões são tomadas por voto direto em assembleias gerais e não possui vínculo com posses e ações. Dessa forma, os associados são os responsáveis pelo que acontece dentro de sua cooperativa.

Crescimento conjunto e vantagens maiores

Como as cooperativas não são focadas em crescimento individual, elas crescem junto com seus associados.  Logo, as vantagens visam satisfazer a maioria (democraticamente, como citado). Essas organizações não buscam lucro individual, pois levam em consideração os interesses de todos! É comum que, no final do ano, os cooperados recebam sobras anuais.

Por exemplo: nas cooperativas de crédito, as taxas são extremamente baixas quando comparadas a bancos comuns. No setor de consumo, a vantagem pode ser descontos na compra de outros produtos, que trazem benefícios a todos os associados.

Os resultados também são seus!

Tendo em vista que as cooperativas não objetivam lucros, as sobras são divididas entre os cooperados de acordo com sua participação na organização. 

A comunidade se desenvolve junto à cooperativa

Um dos princípios das cooperativas (confira aqui todos eles) é o desenvolvimento da comunidade ao seu redor. Por isso, elas desenvolvem ações com foco no desenvolvimento social. Essas organizações adequam-se à sociedade as quais pertencem, portanto essas ações podem se desdobrar em ambientais, culturais, econômicas, entre outras. 

Cooperar-se proporciona, a você, vantagens e direitos únicos das cooperativas! As maiores razões para se juntar a uma cooperativa estão no fato de que elas investem em seus associados, compartilham seus resultados com eles, objetivam o crescimento conjunto e investem na comunidade onde estão inseridas! 

Quer saber mais sobre os motivos para se cooperar e encontrar novas oportunidades dentro do cooperativismo? Cadastre-se clicando aqui!