Você só precisa de 3 minutos para compreender como usar o cooperativismo no seu dia a dia!

O cooperativismo é composto de sete princípios que guiam o movimento e suas organizações. É interessante notar, ainda, que esses princípios podem ser incorporados em nossas vidas e em nossas ações!

Mas quais ações podemos tomar para de fato utilizar esses pilares no nosso dia a dia? Se essa era sua vida, a Integração separou uma série de dicas para que você insira o cooperativismo no seu cotidiano!

1) Preconceitos? O cooperativismo não sabe o que é isso!

Um dos princípios do cooperativismo refere-se à adesão livre e voluntária. Ou seja, qualquer um pode ser parte do movimento, independente de raça, religião, gênero ou classe social. Essas organizações acreditam em uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Justamente por isso, pensamentos preconceituoso e separatistas não representam o cooperativismo! Precisamos nos esforçar todos os dias para enxergar os outros como seres humanos e respeitá-los independente de suas características! No cooperativismo, aceitamos que todos são diferentes e que só torna nossa sociedade melhor!

2) Trabalhe voluntariamente por algo que você ama!

Nas cooperativas há um trabalho de intercooperação. Isso significa que as cooperativas trabalham em conjunto. Todos desejam o crescimento e a ajuda é mútua

Fazer trabalho voluntário no dia a dia é uma excelente maneira de honrar esse preceito! E não precisa sequer estar relacionado a uma ONG! Você pode ajudar voluntariamente em casa, ou alguém do seu local de serviço e até visitar hospitais!

Toda ação feita com carinho e que ajude o próximo já ajuda a perpetuar os ideias do cooperativismo no dia a dia!

3) Compartilhar conhecimento é honrar o cooperativismo!

Um dos princípios do cooperativismo é o da Educação, formação e informação. E esses pontos não precisam acontecer em exclusivamente em cursos e palestras! Você pode compartilhar conhecimento e informações com dicas e até com uma explicação rápida para seu amigo. 

Todos temos um conhecimento e uma habilidade! É gratificante e enriquecedor para todos quando compartilhamos isso!

4) Pequenas ações causam grandes revoluções!

Desde crianças, ouvimos dos outros como é importante doar roupas, reciclar nosso lixo e compartilhar o que temos. E, de vez em quando, na correria, deixamos de fazer tudo isso! No entanto, essas ações são parte integral do pensamento cooperativo!

Sabe por que? Porque elas cuidam de nosso sociedade e do nosso ambiente! Reciclar é primordial para a saúde do mundo; doar roupas é uma forma de se importar com o próximo; compartilhar o que temos torna a sociedade mais igual! Em outras palavras, pequenos comportamos transformam o nosso ambiente inteiro

Com essas dicas, fica muito mais fácil perpetuar o cooperativismo no nosso dia a dia. E, dessa forma, transformamos toda a comunidade!

Quer descobrir novas formas de trabalhar o cooperativismo na nossa sociedade? Cadastre-se na Integração e fique por dentro de ações revolucionários dentro desse modelo de negócios!