Estratégias de Marketing para o Cooperativismo

O Marketing é um fator muito importante dentro do Cooperativismo para todos os membros trabalharem em sinergia e alcançarem um objetivo em comum!

O cooperativismo possui uma grande importância na sociedade, que está em constante busca por um mundo mais próspero! Uma das coisas importantes é que as cooperativas tenham uma boa relação com seus associados, colocando eles em primeiro lugar, buscando fazer todos agirem em sinergia e se dedicando para alcançar os objetivos da Cooperativa.

O Marketing é um fator chave dentro das cooperativas pois é o que irá fazer com que esse relacionamento aconteça e também irá definir qual o caminho a ser percorrido para alcançar seus objetivos. 

Para isso, deve-se haver a elaboração de estratégias de Marketing, como um plano estratégico para definir quais os objetivos da Cooperativa e quais ações serão tomadas durante o caminho. 

Se você tem ou está pensando em montar uma Cooperativa, preparamos algumas dicas que podem ajudar você a utilizar estratégias de Marketing para um bom resultado em suas ações e alcançar seus objetivos! Confira:

Primeiro passo

O Marketing quando é aplicado nas Cooperativas se torna o canal entre a Cooperativa, seus cooperados e o os demais clientes. Sendo assim, o Marketing será utilizado para definir o que se pretende alcançar e satisfazer as necessidades dos clientes e dos cooperados, fazendo com que eles fiquem dispostos à atingir as metas da Cooperativa. Para isso, antes de tudo, é necessário realizar um Plano de Marketing. 

No Plano de Marketing, você irá estabelecer os objetivos pretendidos da sua Cooperativa, mas não se esqueça de ter uma visão clara do mercado. Pense no que você quer com sua Cooperativa. O que você quer gerar? Como quer a visão dos membros em relação à Cooperativa? Qual o impacto que quer causar? Como quer que a Cooperativa seja vista perante a sociedade? Assim que você definir os objetivos, é a hora de definir as estratégias que serão utilizadas. 

Caminho a ser percorrido

Assim que os objetivos estiverem traçados, é a hora de você estabelecer as estratégias que serão utilizadas pela sua cooperativa para alcançar os objetivos. É o momento de definir qual o caminho que você irá percorrer para chegar até seu objetivo!

A área do Marketing é muito ampla, e varia de acordo com a necessidade de cada empresa. Há estratégias de Marketing para todo o tipo de caso e objetivo. Então as estratégias irão depender do objetivo que você deseja alcançar. Vamos citar um exemplo:

Uma Cooperativa tem como objetivo sua sustentabilidade econômica a partir da satisfação das necessidades de seus cooperados e seus colaboradores e também da oferta de serviços de qualidade, para um bom desenvolvimento da comunidade em que a Cooperativa está inserida. Para isso, você precisa entender cada membro e quais são suas dores e necessidades que você irá sanar. 

Então, sua estratégia de Marketing será focada em ações de sustentabilidade econômica para que os cooperados e colaboradores possam se sentir satisfeitos por fazerem parte da Cooperativa, e consequentemente, trabalharem em sinergia em prol dos objetivos da empresa, mostrando a qualidade do que a Cooperativa está servindo e proporcionando para a comunidade. 

Para realizar as estratégias de Marketing, pense como você irá alcançar seus objetivos, dividindo em etapas para seguir o caminho dando um passo de cada vez. O que você precisa fazer para que tenha o impacto desejado? Como irá fazer para que sua Cooperativa seja reconhecida perante os membros e a sociedade? Quais as etapas a serem percorridas? Por onde deve começar até chegar ao final? 

Começando a agir

Até aqui, você já definiu seus objetivos e quais as estratégias que serão usadas para conquistá-los. Chegou o momento de fazer as coisas acontecerem! 

Você deverá definir quem serão os responsáveis para cada ações definidas no planejamento estratégico. Cada responsável por uma ação irá garantir que o que está nas estratégias aconteça. Além disso, é importante tem um cronograma para seguir corretamente o planejamento estratégico e definir quais serão as prioridades desse caminho percorrido. Você precisa saber se o que está fazendo de acordo com as estratégias estão dando certo, não é mesmo? Por isso, defina alguns indicadores para medir se o que está sendo realizado está dando algum resultado. Crie métricas de avaliação ou utilize algumas que já existem, conforme apresentado no post “8 métricas de marketing mais importantes para empreendedores” no site do Flammo.

Se você chegou até aqui, então você sabe como definir estratégias de Marketing para o Cooperativismo. Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa e começar a desenvolver as suas. Caso haja alguma dúvida, comente aqui e nós da Integração iremos te ajudar!

Lembre-se sempre

Mudar o mundo nunca foi sobre discursos, sempre foi sobre ações.

Não sabe por onde começar?
Teremos o maior prazer em ajudá-lo a descobrir o que sua empresa precisa. Contacte-nos aqui para que possamos bater um papo.