Você vai entender o que é uma organização exponencial e como aplicar isso na sua cooperativa. Continue lendo este texto até o fim.

O que muitas organizações buscam, assim como as Cooperativas, é ter um grande reconhecimento no mercado, tendo sucesso e fazendo com que muitas pessoas saibam quem são e o que fazem.

Uma organização exponencial é quando uma organização tem um crescimento acelerado, que de uma hora para outra atinge uma escala de crescimento acima das demais do mercado em pouco tempo.

A definição de organização exponencial, de acordo com os autores Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest, do livro “Organizações Exponenciais”, “é aquela cujo impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado aos seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas”.

Mas porquê uma organização se torna exponencial de uma hora para outra? O que as fazem crescer mais que as outras que estão na média no mercado? Como aplicar isso nas  cooperativas e fazer com que se tornem reconhecidas? 

A resposta para essas perguntas é: o que essas organizações exponenciais tem como diferencial é propósito!

Organizações exponenciais e seus propósitos

O propósito, no mundo dos negócios, é o motivo. O porquê fazer algo. Organizações se deram conta que devem se basear no valor central de que, para terem bons resultados nos negócios, primeiro elas devem fazer o bem e ter um propósito a ser alcançado.

Com propósito, elas conseguem causar algum tipo de disruptura, seja tecnológica, seja no modelo de negócios ou mesmo inventando um produto completamente novo que irá transformar nossos hábitos e costumes.

Organizações com propósito são mais admiradas pelos consumidores e pelo mercado. E isso faz com que o seu crescimento e seu reconhecimento se torne exponencial na sociedade. Vamos citar alguns exemplos de empresas com propósitos e que são consideradas organizações exponenciais, como:

1. Uber

A Uber é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de seu aplicativo de transporte permitindo a busca por motoristas pela localização, oferecendo um serviço semelhante ao táxi.

O propósito da Uber é: “Acender oportunidades ao colocar o mundo em movimento.”

2. Google

O Google é uma empresa que atua online organizando toda a informação mundial e tornando-a de fácil acesso. A empresa é uma multinacional criada nos Estados Unidos e, além de serviços online, também trabalha com software.

O propósito do Google é: “Organizar informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.”

3. Airbnb

O Airbnb é um serviço que permite que pessoas do mundo inteiro ofereçam suas casas para usuários que buscam acomodações mais em conta em qualquer lugar do mundo. É possível oferecer um apenas um quarto ou a casa ou apartamento completo a outros usuários, como também alugar um espaço.

O propósito do Airbnb é: “Criar um mundo onde você possa pertencer a qualquer lugar.”

As pessoas se interessam por empresas por conta de seus propósitos, do porquê ela faz o que faz, e não pelo que ela faz. Por exemplo, o Airbnb. O que ele faz? Reserva acomodações e hospedagem. Mas seu propósito é criar um mundo onde as pessoas possa pertencer a qualquer lugar. Isso não é incrível?

Para tornar sua cooperativa umas das organizações exponenciais, é necessário fazer o mundo vê-la de forma diferente. Você precisa fazer com que as pessoas se juntem à causa de sua cooperativa por conta do motivo pelo qual ela faz algo.

Nós, da Integração, temos o propósito de difundir e fortalecer o Cooperativismo. Para isso, damos suporte para cooperativas levarem o Cooperativismo até o dia a dia do associado e da comunidade através de novas ideias e novas oportunidades, contribuindo para um mundo melhor.

Junte-se à Integração e contribua com nosso propósito!