O que torna uma cooperativa diferente?

Não consegue entender a diferença entre as cooperativas e outros tipos e empresas? Essa publicação vai esclarecer suas dúvidas em menos de cinco minutos!

O cooperativismo é um modelo de negócios em ascenção, que tem se destacado cada vez mais no mundo. No entanto, por vezes não entendemos o que o torna tão diferente e, de certa forma, único quando comparado a outras empresas e organizações. 

Se esse for o seu caso, fica tranquilo! A diferença é simples e vamos explicá-la detalhadamente aqui!

1. As cooperativas são dos associados!

As empresas privadas têm, em sua maioria, donos ou acionistas principais respondendo por elas. As cooperativas, por outro lado, são de todos os seus associados. Ou seja, as cooperativas são propriedades coletivas.

Além disso, as cooperativas se desenvolvem e se baseiam no propósito e nos princípios do cooperativismo, que é compartilhado por todas as cooperativas! Elas também se baseiam em valores humanos e em práticas como comércio justo e solidário!

2. As cooperativas são sociedades de pessoas!

Além de serem donos de sua respectiva cooperativa, os cooperados formam uma sociedade de pessoas. O objetivo principal dela é a prestação de serviços econômicos, sociais ou financeiros e o número de associados é ilimitado. Já as empresas privadas são sociedades de capital, cujo principal objetivo é obtenção de lucros.

3. Democracia e igualdade de votos.

As cooperativas são organizações democráticas, em que cada pessoa tem um voto nas decisões tomadas em assembleia, independente do número de ações que ela tenha dentro da cooperativa. Em empresas privadas, no entanto, é levado em consideração o número de ações de cada acionista na hora do voto.

4. Retorno dos excedentes.

Em empresas privadas, os acionistas recebem o lucro proporcional ao número de suas ações. Nas cooperativas, por outro lado, os resultados são distribuídas entre os cooperados de acordo com as operações deles dentro da organização. Em outras palavras, todos têm direito aos resultados obtidos!

As cooperativas se diferenciam de empresas privadas por questões legais, organizacionais e até sociais! Caso você queira entender mais sobre as razões para se associar, clique aqui!

Agora, se você quer descobrir novas maneiras de inovar dentro dos princípios do cooperativismo, basta se inscrever aqui e nós te ajudamos com isso!