O papel das cooperativas é muito importante para nossa sociedade por conta de seu impacto social e as transformações que podem fazer no mundo, mas será que esse impacto é evidente? O Cooperativismo 4.0 surge para fazer isso se tornar possível!

Uma Cooperativa 4.0 é aquela que tem as pessoas em primeiro lugar, desenvolve seus associados realizando programas de responsabilidade social, é comprometida com o desenvolvimento local e sustentabilidade, conectando o melhor caminho entre tecnologia e relacionamento com associados e comunidade.

Quem é o Cooperado 4.0?

Neste novo modelo, o Cooperado 4.0 é empreendedor e se envolve com as ações da cooperativa, seus princípios e seus valores. Todos têm conhecimento dos projetos da cooperativa e participam de suas decisões.

Os cooperados se envolvem na comunidade e se mantém informados, contribuindo para a construção de uma cooperativa mais forte, competitiva, participativa e transparente.

As 5 atitudes do Cooperado 4.0

Para que isso funcione, os cooperados precisam ter algumas atitudes que façam com que a Cooperativa possa se expandir cada vez mais e se tornar evidente na sociedade, sendo elas divididas em cinco:

Participar

O cooperado 4.0 deve participar das ações da cooperativa por conta própria, tendo noção de que é uma peça fundamental para que o impacto social seja atingido.

Conectar

Os benefícios de uma cooperativa para a sociedade são muitos, e o cooperado precisa conectar esses benefícios sociais da cooperativa com a comunidade.

Influenciar

A causa do cooperativismo é muito importante para uma transformação acontecer, e o cooperado precisa influenciar as pessoas nesta causa.

Atualizar

As cooperativas dispõem de diversos meios de aprendizado para o cooperado, por isso, o cooperado deve se atualizar através dos cursos oferecidos pela cooperativa.

Integrar

Por fim, o cooperado precisa dar sentido ao que está sendo feito através do cooperativismo, integrando a cooperativa, a comunidade, as pessoas e os projetos.

Essas são as cinco atitudes que o Cooperado 4.0 precisa ter para então conseguir alcançar o que todos buscam, a transformação social e socioambiental, e a mudança do futuro de nosso país.

A Integração leva o cooperativismo até os associados e a comunidade. Ajudamos as cooperativas a tornarem evidente seu impacto na sociedade e contribuímos para um mundo melhor.

Quer tornar evidente a transformação que sua cooperativa pode causar no mundo? Fale já com a gente e junte-se à nossa causa!