As cooperativas são preocupadas com as pessoas, com o social e o ambiental. Porém, ainda temos uma barreira para ser quebrada, que é tornar evidente o que elas fazem. Isso porque muitos de seus associados ainda não conseguem ter uma visão clara das ações das cooperativas.

Quando falamos do surgimento da cooperativa 4.0, estamos falando de um lugar que têm as pessoas em primeiro lugar. São cooperativas que se preocupam em desenvolver seus associados, realizam programas de responsabilidade social e são comprometidas com o desenvolvimento local e sustentabilidade.

Uma cooperativa 4.0 é feita a partir da descentralização e autonomia, tendo um impacto social evidente e claro na sociedade. Este novo modelo é um modelo de desenvolvimento local, com uma plataforma de cooperativismo que permite a pluralidade de receitas da cooperativa e pessoas como o centro de tudo.

Migrando para este novo modelo 4.0

Para migrar para o modelo 4.0, é necessário envolver os cooperados e os colaboradores, valorizar os projetos com envolvimento da comunidade e através de voluntários da causa cooperativista e apresentar em todos os espaços o trabalho realizado na comunidade.

Com a integração de tudo isso e também com atitudes de acordo com o Cooperativismo 4.0, podemos desenvolver mais projetos e ações em prol de um objetivo comum e tornar isso evidente em nossa sociedade.

Devemos mostrar para as pessoas o que as cooperativa fazem, mostrar o bem que é causado em nossa sociedade a partir de suas ações, mostrar como estão transformando o mundo e contribuindo para um futuro melhor.

Nós, da Integração, temos o propósito de difundir e fortalecer o cooperativismo, tornando evidente e claro o que as cooperativas proporcionam para todos.

Vamos nos unir e levar o Cooperativismo 4.0 até todos. Juntos podemos mais!