ESG: 4 passos para aplicar na sua empresa

ESG

Vivemos em um momento no qual as empresas precisam organizar ações sustentáveis, visando a prosperidade do mundo, pois os investidores, cada vez mais, analisam os aspectos ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Com o ESG, as empresas viabilizam novas estratégias para reduzir os impactos negativos na natureza.

Neste sentido, é essencial que o seu negócio esteja alinhado com o ESG para gerar retorno financeiro, simultaneamente, com a manutenção sustentável do mundo.

Continue a leitura deste artigo e saiba quais passos você deve adotar para aplicar o ESG na sua empresa.

 

O que é ESG?

A sigla começou a ser discutida pela ONU em 2004, em uma reunião com 20 instituições financeiras de nove países. O foco foi desenvolver projetos que incorporem ações ambientais, sociais e de governança no mercado.

Desse modo, o desenvolvimento de práticas sustentáveis proporcionaria a melhoria dos resultados e geraria um ato de consciência ambiental.

Em inglês, ESG significa Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança). Cada letra da sigla tem sua importância para o desenvolvimento do planeta. Você pode conferir mais sobre o conceito de ESG no nosso artigo Você sabe o que é ESG?

Nos últimos anos, o mundo vem esgotando a capacidade anual de recursos naturais possíveis de gerar uma reconstrução do planeta Terra. Em 2022, esse limite foi ultrapassado em julho, diminuindo a possibilidade de desenvolvimento próspero e sustentável.

É nesse aspecto que a utilização de ESG na empresa toma a sua relevância. O intuito é gerar lucro e investimentos, sem deixar de pensar na sustentabilidade, nos impactos sociais e na possibilidade de fazer a diferença no mundo.

Os valores do ESG se unem com os ideais, já praticados a anos, pelas cooperativas. Desde a sua criação, as cooperativas desenvolvem práticas de sustentabilidade, acesso à educação, cooperação, solidariedade, democracia, inclusão e diversidade.

Qual a importância do ESG?

Essa prática foi fundamental para evitar grandes danos em momentos de crise, pois aciona a consciência dos países em demonstrar preocupação sobre a preservação do ambiente e a melhoria das condições de vida, visando um futuro mais próspero.

Dar essa importância aos critérios de ESG, tornou-se então uma tendência entre os investidores. Assim, as empresas com o selo verde de responsabilidade ambiental, passam a ter maior destaque no mercado, de modo a atrair mais consumidores.

Por esses motivos, adotar práticas de ESG são essenciais para a valorização do seu negócio e para manter um bom relacionamento com os investidores.

 

Aplique o ESG em 4 passos!

1. Conhecimento: entenda o conceito de ESG!

Primeiramente, você precisa compreender o que é ESG, seus critérios e quais práticas envolve. Esse é o momento de estudar e conhecer profundamente o conceito.

Esse primeiro passo é essencial para que a sua estratégia de implementação seja feita de modo integral. Somente com conhecimento do que se trata que o ESG se tornará um ponto de partida para o desenvolvimento da sua empresa no mercado.

2. Diagnóstico e estratégia: descubra onde a sua empresa se encontra!

Olhe para dentro e descubra quais os motivos que te levaram a implantar o ESG no seu negócio. Tenha claro o seu propósito. 

Depois de refletir sobre o interior da sua empresa, é a hora de identificar as oportunidades de negócio. Para isso, é necessário que você tenha uma visão ampla e analise tais oportunidades.

Faça um levantamento de como está a organização interior da empresa, melhore as relações com os clientes, acompanhe as novidades do mercado e crie uma imagem positiva da marca, conectando-a com as tendências atuais de mercado.

Após essa grande coleta de dados, é importante serem traçados novos objetivos e estratégias para alcançar as práticas de ESG. O foco aqui deve ser a relação com seus clientes, colaboradores, fornecedores, investidores e a comunidade no geral.

3. Mudanças e implementação: crie novas práticas!

É interessante ser criado um conselho para desenvolver as estratégias de implantação. Este conselho deve incluir representantes de diferentes setores, propiciando uma aplicação democrática das responsabilidades de cada um.

Quando você observou as práticas internas da sua empresa, é bem provável que tenha notado algumas ações que se encaixam como ESG. Revise-as e as reorganize para que se encaixem integralmente no ESG.

Crie uma cultura empresarial que priorize a sustentabilidade ambiental e abarque no plano de trabalho todas as letras da sigla ESG. Lembre-se que as estratégias precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, realizáveis e relevantes para a atualidade.

Para de fato implementar essas ações, elabore uma análise dos riscos, positivos e negativos, do negócio e como essas mudanças poderão impactar a empresa.

4. Manutenção: continue a prosperar!

Como vimos, é extremamente importante que as mudanças da sua empresa estejam alinhadas com seus colaboradores. Facilita-se, assim, a implementação da estratégia, já que se cria uma consciência coletiva sobre os benefícios do ESG para a empresa, para o ambiente e para a sociedade. De tal modo, a equipe pode atuar em conjunto para o desenvolvimento do seu negócio.

Ao atuar de forma transparente, você deixa claro que a sua empresa se preocupa com a sociedade e com a manutenção sustentável do mundo, agregando ainda mais valor ao seu empreendimento.

 

Conclusão

Portanto, as empresas que adotam as práticas do ESG possuem grande relevância de mercado, já que demonstram estarem preocupadas com o futuro e com a manutenção de um planeta Terra próspero.

Um de nossos objetivos é perpetuar o impacto social e, para isso, utilizamos o ESG em conjunto do cooperativismo e assessoramos as empresas que buscam transformar o mundo.

Você quer saber como podemos implantar o ESG no seu negócio? Fale conosco por WhatsApp.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Siga a Integração

Últimos posts

Tags

benefícios do cooperativismo (1) como aplicar esg na empresa (1) como aplicar o esg (1) como funciona o sistema cooperativista (1) Como o cooperativismo pode incentivar o empreendedorismo (1) cooperativas (13) Cooperativas de empreendedorismo (1) Cooperativas de trabalho e empreendedorismo (1) cooperativas e empresas (1) cooperativismo (14) Cooperativismo como forma de empreender (1) Cooperativismo como modelo de empreendedorismo (1) Cooperativismo e empreendedorismo (1) cooperativismo em pequenos municípios (1) corporações (1) corporações e cooperativas (1) efeitos do sistema cooperativista na sociedade (1) Empreendedorismo colaborativo em cooperativas (1) Empreendedorismo coletivo em cooperativas (1) Empreendedorismo cooperativo (1) Empreendedorismo social e cooperativo (1) esg (3) esg como aplicar (1) esg como funciona (1) esg como implantar (1) esg como implementar (1) esg o que é (1) esg para empresas (1) estrategias esg nas empresas (1) importancia do esg para empresas (1) o que esg (1) o que é esg sustentabilidade (1) o que é sistema cooperativista (1) principais vantagens do cooperativismo (1) quais as vantagens do cooperativismo (1) ramos do cooperativismo (1) ramos do cooperativismo brasileiro (1) ramos do cooperativismo no brasil (1) sistema cooperativista o que é (1) valor do sistema cooperativista (1) vantagens das cooperativas (1) vantagens do cooperativismo (1) áreas do cooperativismo (1) áreas do cooperativismo brasileiro (1) áreas do cooperativismo no brasil (1)