Podemos pensar que o ato de cooperar é capaz de unir desenvolvimento econômico, bem-estar social e a busca por prosperidade. Com a união entre as pessoas que buscam um mundo melhor, o cooperativismo vem crescendo a cada ano que se passa e vem se tornando uma alternativa muito vantajosa. Por isso, elencamos aqui 6 vantagens do cooperativismo.

O que é cooperativismo?

Antes de trazer as principais vantagens do cooperativismo, é interessante sabermos, mesmo que brevemente, sobre o conceito que permeia esta palavra.

Considera-se como cooperativas as instituições nas quais foram constituídas por um grupo de pessoas em prol de um propósito em comum. Essas associações desenvolvem atividades econômicas, sem necessariamente visar apenas o lucro, de modo a considerar o desenvolvimento social, cultural e ambiental.

Nas cooperativas a gestão é democrática e considera todos os associados como membros de extrema relevância para que a empresa possa prosperar. Desse modo, consideramos que o cooperativismo é um modo de empreender coletivamente que se contrapõe à organização capitalista que visa somente o lucro.

Principais vantagens do cooperativismo

Como deixamos claro, o cooperativismo vem se tornando uma opção muito vantajosa para o desenvolvimento empresarial, econômico e social. Confira abaixo uma lista com seis dos principais benefícios de cooperar:

1. Crescimento constante

Segundo o Sistema Ocepar os primeiros registros do cooperativismo tiveram início em 1844, na cidade de Rochdale-Manchester (Inglaterra). A partir disso, as instituições cooperativas cresceram ano após ano.

Atualmente, o cooperativismo está presente em 150 países do mundo, contando com 1,2 bilhão de cooperados e 3 milhões de cooperativas. Nesse sentido, investir em cooperativas é uma grande aposta para prosperar, tanto economicamente, quanto socialmente.

2. Gestão participativa

As cooperativas possuem uma gestão democrática e participativa. Assim, todos os cooperados são donos da instituição e participam diretamente e com o mesmo peso nas tomadas de decisões.

De tal modo, os sujeitos que compõem as cooperativas participam de assembleias para tomar consciência sobre os rumos que a cooperativa toma e fazem parte ativamente das políticas da empresa, o que se torna uma grande vantagem para o progresso da instituição.

3. Formação facilitada

Se comparado com outras empresas, o processo de constituição de uma cooperativa é mais simples e facilitado.

Além disso, o número ilimitado de cooperados, a ausência de restrição para entrada e saída de membros e a dificuldade de dissolver uma organização, jogam a favor das cooperativas.

4. Melhores taxas

Por ser uma associação mais autônoma que não visa o lucro, nem o acumulo de capital, as taxas são menores e mais justas.

As cooperativas priorizam a relação custo-benefício e a facilidade de realizar os projetos dos associados e da comunidade.

5. Apoio mútuo

Cooperar é agir junto de outras pessoas em prol de um mesmo objetivo: desenvolver-se economicamente, sem prejudicar o mundo em que vivemos.

A partir de um mesmo objetivos, os cooperados se encontram, cada vez mais, perto de atingir o crescimento e a prosperidade.

6. Desenvolvimento das comunidades

Nas cooperativas o relacionamento com as pessoas é humano e visa apoiar o desenvolvimento da comunidade local e dos pequenos municípios. De modo sustentável, as cooperativas vêm alcançando o progresso da sociedade, bem como a criação de ações culturais, sociais e educacionais.

O cooperativismo visa um mundo melhor!

Percebemos, neste artigo, que o cooperativismo objetiva crescer economicamente, ao mesmo tempo que atinge a prosperidade sustentável do mundo.

Essa concepção está tomando força e vem se constituindo como uma ótima opção de empreender.

 

E aí, você quer saber como empreender de um modo mais cooperativo? Fale conosco por WhatsApp.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Siga a Integração

Últimos posts

Tags

benefícios do cooperativismo (1) como aplicar esg na empresa (1) como aplicar o esg (1) como funciona o sistema cooperativista (1) Como o cooperativismo pode incentivar o empreendedorismo (1) cooperativas (13) Cooperativas de empreendedorismo (1) Cooperativas de trabalho e empreendedorismo (1) cooperativas e empresas (1) cooperativismo (14) Cooperativismo como forma de empreender (1) Cooperativismo como modelo de empreendedorismo (1) Cooperativismo e empreendedorismo (1) cooperativismo em pequenos municípios (1) corporações (1) corporações e cooperativas (1) efeitos do sistema cooperativista na sociedade (1) Empreendedorismo colaborativo em cooperativas (1) Empreendedorismo coletivo em cooperativas (1) Empreendedorismo cooperativo (1) Empreendedorismo social e cooperativo (1) esg (3) esg como aplicar (1) esg como funciona (1) esg como implantar (1) esg como implementar (1) esg o que é (1) esg para empresas (1) estrategias esg nas empresas (1) importancia do esg para empresas (1) o que esg (1) o que é esg sustentabilidade (1) o que é sistema cooperativista (1) principais vantagens do cooperativismo (1) quais as vantagens do cooperativismo (1) ramos do cooperativismo (1) ramos do cooperativismo brasileiro (1) ramos do cooperativismo no brasil (1) sistema cooperativista o que é (1) valor do sistema cooperativista (1) vantagens das cooperativas (1) vantagens do cooperativismo (1) áreas do cooperativismo (1) áreas do cooperativismo brasileiro (1) áreas do cooperativismo no brasil (1)