Após vivermos em um contexto global de pandemia, a instabilidade econômica é uma realidade que vem assolando uma parte dos cidadãos brasileiros. No entanto, muitos encontraram na relação entre cooperativismo e empreendedorismo a saída para essa instabilidade financeira.

Assim, o empreendedorismo cooperativo possibilita a solução de problemas coletivos e viabiliza a concretização de projetos.

 

O que é empreendedorismo?

Conforme o dicionário, o ato de empreender significa começar algo novo, ter autonomia de criar, colocar as ideias em desenvolvimento.

Esse conceito é utilizado, principalmente, no meio empresarial para designar a criação de empresas e de negócios.

Como principal modo de empreendimento temos o empreendedorismo capitalista que visa o lucro e o mercado. Todavia, observamos o crescimento do empreendedorismo coletivo e social, que visa o desenvolvimento das comunidades.

 

O que é cooperativismo?

O cooperativismo é a união de pessoas que trabalhar em prol de um propósito em comum. São sociedades que desenvolvem atividades econômicas sem visar apenas o lucro, mas com a intensão de prestar serviços.

Com uma gestão democrática, a participação dos membros é imprescindível. Desse modo, o sucesso da cooperativa está relacionada com a prosperidade de todos os envolvidos.

Nas cooperativas, os integrantes são tratados como donos do próprio negócio, possuindo o poder de decidirem juntos onde o capital será aplicado.

Assim, o cooperativismo é um modo de empreender coletivamente que se contrapõe à organização capitalista que visa somente o lucro.

 

Cooperativismo e empreendedorismo: quais as relações e suas vantagens?

Como vimos, o cooperativismo possui relações muito próximas com o empreendedorismo.

A união desses dois conceitos, em um empreendedorismo cooperativo, possibilita a concretização dos projetos elaborados por um grupo de pessoas.

Essa colaboração se torna uma ótima opção para a elaboração de novos negócios e para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Considerando isso, o vínculo entre diversas pessoas em prol de um mesmo propósito – produzir um empreendimento social – proporciona o surgimento de novas soluções, melhor capacitação profissional e maior quantidade de recursos disponíveis, gerando melhores condições para aquisição de materiais.

Além disso, com grandes conhecimentos reunidos e um maior suporte de gestão há melhor aproveitamento de experiências, maior poder de negociação e menores riscos para o negócio, já que existe uma rede de apoio para aliviar prejuízos.

Todos esses aspectos propiciam a possibilidade de aplicar preços mais atrativos ao consumidor, com soluções de crédito e financiamento mais facilitadas e atrativas.

 

Afinal, sobre o que se trata o empreendedorismo cooperativo?

Desde o início do artigo, estamos apontando para o surgimento e o crescimento de um modo mais social e sustentável de empreender, o empreendedorismo cooperativo.

É a relação entre cooperativismo e empreendedorismo que gera o empreendedorismo cooperativo. De modo simples, esse modo de empreender acontece quando um negócio tem diversos sócios que atuam juntos para alcançar o desenvolvimento da empresa e da sociedade.

Segundo o Portal Agora no empreendedorismo cooperativo os cooperadores – donos e usuários do capital – se unem para tornam o seu empreendimento sustentável e viável.

De modo democrático, cada um dos empreendedores trabalham em uma parte do negócio para concretizar os seus projetos.

Os envolvidos não buscam um ganho individual, mas objetivam a mobilização de recursos para concretizarem um projeto coletivo.

Dessa forma, combatem a tradicional relação entre patrão e empregado, superando as atribuições de valores sociais distintos e incentivando o desenvolvimento de habilidades técnicas, criativas e intelectuais.

A união entre cooperativismo e empreendedorismo produz um rápido crescimento da cooperativa e contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Um exemplo de empreendedorismo coletivo são as cooperativas de crédito, compostas por diversos sócios. Elas oferecem investimentos financeiros de modo facilitado e com taxas mais atrativas, além de serem encontradas em municípios menores.

 

Cooperativismo e empreendedorismo: uma relação benéfica para o país

Diante da crescente precarização do trabalho e do desemprego, o empreendedorismo cooperativo possui princípios éticos, democráticos e sustentáveis que devem servir de inspiração para todo o país.

Servindo, portanto, para se tornar uma alternativa viável, que assegura a livre iniciativa e a propriedade privada, enquanto trabalha pelo desenvolvimento social, bem como para superar as possíveis barreiras que surgem no processo de elaboração de uma empresa.

Assim, esse modo de empreender funciona como um acelerador do processo coletivo, o que colabora com o desenvolvimento social, econômico e cultural do Brasil.

 

E aí, você quer saber como empreender de um modo mais cooperativo? Fale conosco por WhatsApp.