Você precisa de 4 minutos para descobrir como se cooperar a uma cooperativa!

Cooperativas são organizações formadas por pessoas com motivações comuns, com interesses sociais, econômicos, sociais e ecológicos. Elas são parte de um movimento denominado cooperativismo, com princípios compartilhados que visam o bem de toda a sociedade. 

As cooperativas são distribuídas, atualmente, em sete setores diferentes. Dessa forma, fica mais fácil compreender as razões pelas quais se associar e escolher qual você vê mais propósito.

Tendo em mente o quão benéficas são essas organizações para os cooperados e para a sociedade, como podemos nos associar? É simples!

Como posso me associar à cooperativa?

Associar-se é bastante simples! Até porque as cooperativas têm, como princípio, adesão livre e voluntária. Ou seja, a não ser que o Estatuto Social da cooperativa inviabilize isso, todos podem se cooperar!

O que você precisa, então, é escolher um ramo e uma cooperativa que atenda as suas necessidades! É importante que seus interesses e objetivos sejam compartilhados com o da organização escolhida. Os ramos do cooperativismo são:

  1. Setor de infraestrutura;
  2. Setor de consumo;
  3. Setor de produção de bens e de serviços;
  4. Setor de transporte;
  5. Setor de saúde;
  6. Setor agropecuário;
  7. Setor de crédito.