A cada dia surgem novas palavras e frases que podemos descrever como “modinhas” que muitas pessoas usam sem entender o que realmente significam.

Vivenciamos isso diariamente, portanto, nossas ações falam mais alto que palavras nessa situação. Vários comerciais de instituições financeiras são um bom exemplo disso, pois retratam uma relação que, por dentro, não é o que parece ser.

A emoção se torna contagiante, quando entramos em contato com um comercial bem elaborado de bancos privados, nossos olhos podem até começar a brilhar.

Sejamos honestos, você realmente acredita nisso? 

Infelizmente, à medida que o comercial acaba, toda a emoção e humanidade nas relações que eram tão fortemente implícitas terminam também.

Essa cena, no entanto, onde tudo o que é dito é ficção, fica para trás. Quero te mostrar algo que é verdadeiramente humano e está com mais de 120 anos de história, mas que muitas pessoas ainda desconhecem.

Qual é a verdadeira essência do relacionamento no cooperativismo?

Falaremos agora sobre as Cooperativas de Crédito e suas questões genuínas de relacionamento que existem hoje.

O objetivo das cooperativas é desenvolver a comunidade em que estão inseridas, seja no âmbito de projetos sociais, educacionais, incentivos para associados ou iniciativas de educação financeira.

Todo recurso que a cooperativa gera por meio de transações com seus associados é investido na cidade onde a cooperativa está localizada.

As cooperativas de crédito foram criadas para melhorar a vida das pessoas que a elas são filiadas, e isso é um símbolo de transformação, pois em uma sociedade o objetivo é a cooperação mútua.

Além de ser focada no desenvolvimento da comunidade em que está inserida, uma cooperativa é gerida por seus próprios cooperados, também distribuem recursos financeiros que sobram para os demais cooperados. 

Ao contrário das instituições financeiras que só se envolvem em belos comerciais para encantar e seduzir as pessoas para aumentarem seus números, as cooperativas têm mais interações com a comunidade como: convites para treinamentos, comitês para jovens e mulheres, além de sempre ter um café pronto para receber o associado.

Todos precisam entender o que é uma interação humanizada em sua forma mais verdadeira e que ela não acaba quando um simples comercial acaba. Por isso, afirmo que se você ainda não ouviu falar sobre o cooperativismo, é hora de conhecer!

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