Até 2019, o Brasil contava com 13 tipos diferentes de cooperativas. Porém, o Sistema OCB adotou uma nova estrutura.

Essa mudança teve como objetivo aproximar ainda mais a organização das cooperativas da realidade e incentivar a expansão dessas instituições.

Neste artigo, descreveremos cada um dos setores e as atividades desenvolvidas pelas cooperativas que atuam em cada um desses campos.

Conheça as 7 áreas do cooperativismo: 

1. Cooperativas de Crédito

O principal objetivo das cooperativas de crédito é proporcionar a todos os seus associados soluções financeiras, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar e oferecendo melhores condições de pagamento.

Da mesma forma, cada cooperado contribui financeiramente para a constituição do capital da instituição, tornando cada cooperado, simultaneamente, acionista da cooperativa.

Conforme o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2021, o setor de crédito é o terceiro maior em número de cooperativas (763) e o maior em número de cooperados, com mais de 13 milhões de associados.

Podemos destacar as taxas mais baixas e o incentivo a investimentos mais responsáveis ​​como dois dos benefícios dos serviços financeiros proporcionados pelas cooperativas.

Além disso, essas instituições não se concentram apenas nos resultados financeiros, em vez disso, eles dividem a “sobra” da cooperativa igualmente entre os cooperados, permitindo que eles se movimentem em conjunto com a cooperativa.

Essa quantia é conhecida como “sobra”, pois o objetivo principal de uma cooperativa de crédito é fornecer serviços financeiros a seus membros sem acumular lucro.

Dessa forma, todos os recursos excedentes de uma cooperativa devem ser devolvidos aos associados.

2. Cooperativas Agropecuárias

A vida de todos os brasileiros é impactada pelas cooperativas agropecuárias, bem como a de seus cooperados. Segundo dados do IBGE, quase 48% dos alimentos produzidos no campo são processados ​​por cooperativas agrícolas.

Ao discutir os pilares do cooperativismo, destaca-se o agronegócio como aquele que mais gera empregos no Brasil, segundo o Relatório Anual da OCB, são mais de 223 mil empregos diretos gerados por esse setor.

As cooperativas do setor agropecuário estão ligadas a atividades como agropecuárias, extrativistas, agroindustrial, aquícolas e pesqueiras.

Nesse sentido, essas cooperativas trabalham para facilitar a aquisição, comércio, estocagem e industrialização dos bens de seus cooperados.

Além disso, existem 1.170 cooperativas nesse ramo, com mais de 1 milhão de cooperados, segundo informações do Anuário.

3. Cooperativas de Transporte

De modo geral, as cooperativas de transporte ficam atrás apenas da esfera agrícola. São mais de 99 mil membros das 982 cooperativas de transporte do Brasil.

Em suma, essas organizações operam da seguinte forma:

  • Individual (táxi e mototáxi);
  • Coletivo (vans, micro-ônibus e ônibus);
  • Cargas ou moto frete;
  • Escolar.

O requisito para o cooperador neste caso é que ele seja o proprietário do veículo.

Como resultado, quaisquer cooperativas automobilísticas formadas por motoristas que não sejam proprietários do veículo se enquadram na categoria de Trabalho, Produção de Bens e Serviços.

Aliás, é importante ter em mente que todas as cooperativas que antes pertenciam ao setor de turismo e eram formadas por cooperados que possuíam seus veículos agora fazem parte do setor de transporte.

Segundo dados do Sistema OCB, as cooperativas de transporte brasileiras são responsáveis ​​por movimentar 430 milhões de toneladas de carga em sua frota, e as que transportam passageiros estão perto de atender 2 bilhões de pessoas anualmente.

4. Cooperativas de Trabalho, Produção de bens e Serviços

Essa foi a área do cooperativismo que mais sofreu mudanças a partir de 2020.

Primeiramente conhecido apenas como setor “Trabalho”, esse setor passou a incluir todas as cooperativas que prestam serviços especializados a terceiros ou produzem bens como roupas, materiais recicláveis ​​e artesanato.

Grupos de professores, cooperativas que faziam parte do setor de turismo, lazer e especial também estão incluídos nesta categoria.

Os dados do Anuário mostram que existem 688 cooperativas e mais de 190 mil cooperados na área de trabalho, produção de bens e serviços.

Mais de 9,7 mil pessoas encontraram trabalho como resultado deste setor.

5. Cooperativas de Saúde

Posto que, o Brasil é pioneiro e hoje possui o maior número de cooperativas de saúde per capita do mundo.

Ao todo, são 767 cooperativas, mais de 310 mil associados e 126 mil funcionários neste campo do cooperativismo.

Após a modernização em 2020, o novo sistema de saúde passa a ser composto por cooperativas médicas, odontológicas e outras afins sediadas na CNAE 865, além de cooperativas formadas por usuários que desejam elaborar seus próprios planos de saúde.

De acordo com dados do Sistema OCB, as cooperativas desse setor já estão presentes em 83% dos municípios brasileiros e desempenham um papel significativo na saúde suplementar.

Dessa forma, é importante notar que as cooperativas de saúde trabalham com o setor público para garantir atendimento de alta qualidade em diversas partes do país.

6. Cooperativas de Consumo

O primeiro tipo de cooperativa a surgir no mundo, as cooperativas de consumo, foram fundadas visando adquirir bens ou serviços em abundância, resultando em melhores condições de pagamento e preços mais baixos para todos os associados.

Cooperadores de organizações como essas também desfrutam de vários outros benefícios, como compra prioritária de fornecedores específicos.

Existem dois tipos de cooperativas de consumo:

  • Cooperativas fechadas: só têm aceitação para cooperados do mesmo ramo, sindicato ou profissão;
  • Cooperativas abertas: qualquer pessoa é bem-vinda para se afiliar a esse tipo de cooperativa.

Atualmente, existem 247 cooperativas de consumo operando no Brasil, com cerca de 2 milhões de associados e mais de 14 mil pessoas empregadas neste setor.

Ao passo que, o setor de Consumo expandiu-se para incluir cooperativas nas áreas de educação, turismo e laser após a reorganização dos modelos de negócios cooperativos.

7. Cooperativas de Infraestrutura

Enfim, a última das ramificações cooperativas é o setor de infraestrutura, que inclui cooperativas dedicadas à prestação de serviços essenciais, como fornecimento de eletricidade, telefones celulares, redes de longa distância, etc.

Dessa forma, as cooperativas de infraestrutura podem trabalhar para criar condições favoráveis ​​ao desenvolvimento das atividades de suas empresas colaboradoras, reunindo recursos próprios ou redirecionando de outros negócios.

É importante destacar que essas cooperativas desempenharam um papel crucial no processo de levar eletricidade às comunidades mais remotas, e agora continuam financiando e sustentando o desenvolvimento levando internet para essas áreas.

Semelhantemente, após as mudanças nos modelos cooperativos em 2020, as cooperativas de construção de imóveis agora integram essa modalidade.

Conclusão

Agora que você já conhece as 7 áreas do cooperativismo, saiba mais sobre as vantagens de se associar a uma cooperativa.

No conteúdo a seguir, descreveremos os benefícios de se tornar um associado.

Quer conhecer mais o Cooperativismo? Fale comigo!