Desde que o modelo atingiu 18,8 milhões de associados em todo o Brasil em 2021, muitas pessoas já ouviram falar em cooperativas de crédito, mas muitos ainda não entendem muito bem.

As cooperativas de crédito reúnem um grupo de pessoas para prestar serviços financeiros a todos os ligados à instituição.

As cooperativas não se limitam apenas aos contratos de crédito.

Como, por exemplo, o Sicredi, com mais de 6 milhões de associados, é a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e oferece todos os bens e serviços oferecidos pelos bancos convencionais, como cheques, contas correntes, cartões e muito mais.

É fundamental observar que, no cooperativismo, os associados não são clientes, mas donos do negócio. Todos os que contribuem para a instituição com capital social têm direito a voto em eleições democráticas para a diretoria da cooperativa.

Além disso, o objetivo do cooperativismo não é gerar lucro; em vez disso, o dinheiro é distribuído proporcionalmente entre todos os membros da associação ou reinvestido na instituição.

Como resultado da participação igualitária de todos nas decisões da empresa e na distribuição dos lucros, as cooperativas de crédito podem ter taxas mais equitativas do que a média do mercado.

Incentivando a economia local e democratizando o acesso do público aos serviços oferecidos pelas instituições financeiras.

Cooperativas de Crédito promovem a expansão da economia 

Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o Sicredi, a cooperação aumenta:

  • 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios;
  • 6,2% mais vagas de trabalhos formais; 
  • 15,7% o número de estabelecimentos comerciais.

Nesse sentido, a cooperação financeira já é considerada uma das forças financeiras mais fortes do país e tem se destacado por fomentar o desenvolvimento regional.

Por meio de seus métodos diferenciados de agregação de valor com impostos e serviços justos, distribuição de resultados e participação ativa dos membros nas decisões da cooperativa.

Para garantir o bem-estar de todos, tudo isso é feito de forma genuinamente sustentável, buscando alcançar um maior equilíbrio entre os objetivos econômicos, sociais e ambientais.

Conclusão

Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira criada por um grupo de pessoas para prestar serviços financeiros apenas aos seus associados.

Os proprietários e usuários da cooperativa são os cooperados.

As empresas mais cooperativas aumentam a concorrência entre os estabelecimentos, democratizam o acesso ao crédito e, com isso, oferecem crédito a taxas mais baixas.

Quer saber mais sobre os motivos para cooperar e encontrar novas oportunidades no cooperativismo? Fale diretamente comigo!