Neste momento, o Brasil está passando por situações econômicas instáveis, e têm como desafio voltar a crescer novamente. As cooperativas se preparam para enfrentar qualquer cenário possível que o país possa passar.

Em meio à turbulência financeira, conquistar um lugar na economia no século XXI requer lidar com as transformações que estamos vivendo, como a indústria 4.0 (ou a quarta revolução industrial), englobando as novas tecnologias de informação e automação.

Além dela, temos também a diversidade que é um conceito que está sendo discutido no mundo atualmente. As cooperativas estão muito bem preparado para lidar com estas questões.

O cooperativismo é um dos setores da economia mais qualificados para aproveitar as oportunidades que podem surgir nos próximos anos, e tem muito em comum com a Indústria 4.0.

Os novos modelos de negócios, inovadores, que nascem junto à indústria 4.0, impactam a vida de suas comunidades, assim como as cooperativas. Por isso, estamos vivendo a era do Cooperativismo 4.0.

Este um novo modelo de desenvolvimento local, com uma plataforma de cooperativismo que permite a pluralidade de receitas da cooperativa e pessoas como o centro de tudo, a partir da descentralização e autonomia, tendo um impacto social evidente e claro na sociedade.

Cooperativismo e Diversidade

Neste novo cenário 4.0, a inclusão de todas as pessoas, respeitando a diversidade, são diferenciais importantes. Segundo o psicólogo Djalma Scartezini, “O conceito de diversidade engloba aceitação e respeito. Significa entender que cada indivíduo é único e reconhecer nossas diferenças individuais.”

Para as empresas se comunicarem, é necessário compreender a sociedade. Coisa que as cooperativas fazem muito bem, pois uma diversidade de pensamento traz para a organização um diferencial competitivo.

Se formos analisar o cooperativismo, eles já vem cultivando a diversidade em sua gestão coletiva durante muito tempo, pois quando alguém faz parte de uma cooperativa, ela também se torna dona do próprio negócio.

Em meio à esse cenário atual, e também olhando para o futuro, as cooperativas estão bem encaminhadas para lidar com qualquer tipo de situação, tendo vantagens em relação à outras organizações que ainda não estão dando atenção para este cenário.

É importante que as pessoas tenham consciência do que as cooperativas fazem, e qual o impacto social que elas vem trazendo para as comunidades em que estão inseridas.

Foi por isso que a Integração surgiu, para fortalecer o cooperativismo cada vez mais, levando isso para mais pessoas e ajudando a evidenciar o impacto que elas causam.

Junte-se à nós!