Os princípios de governança ambiental, social e corporativa estão atrelados ao cooperativismo.

O cooperativismo é um sistema econômico muito diferente do capitalismo, aqui os valores de ESG estão em nossas raízes. 

Desde a primeira cooperativa, criada em 1844 na Inglaterra, os preceitos morais são a honestidade, a solidariedade, a equidade e a transparência. 

Atualmente a ONU (Organização das Nações Unidas), considera o cooperativismo uma ferramenta essencial para construir uma sociedade mais justa e sustentável, ou seja, fazer parte de uma cooperativa é umas das formas de promover o desenvolvimento alinhado às práticas ESG.

Valores que conectam o Cooperativismo e ESG: 

  • Sustentabilidade: Tanto para o cooperativismo como para a sustentabilidade, as pessoas estão no centro de tudo. Assim, todas as ações e decisões têm por base o bem-estar comum dos envolvidos. E nada melhor do que um meio ambiente preservado e saudável para os seres humanos viverem bem.
  • Educação, formação e informação: A educação é um dos princípios mais relevantes do cooperativismo, pois é aquele que possibilita a compreensão dos demais valores e permite que todos os associados desenvolvam melhor as suas atividades cooperativas e também obtenham melhores resultados dos seus esforços. 
  • Cooperação e solidariedade: A ação conjunta, em diferentes níveis, é realizada com base no princípio da cooperação mútua e a solidariedade está intimamente ligada a isso, o cuidado com a comunidade sempre fez parte da arte de cooperar.
  • Gestão democrática e participativa: A gestão participativa e democrática das cooperativas é o segundo princípio do sistema. Todos os membros têm poder de voto, independentemente do capital investido. É por ter as pessoas no centro do negócio que são promovidas as assembleias, que reúnem associados e dirigentes (também escolhidos pelos cooperados) em uma conversa estratégica de apresentação dos resultados e planejamento do futuro.
  • Inclusão e diversidade: Temas como diversidade e inclusão fazem parte da essência das cooperativas, visto que o seu primeiro princípio: Adesão Livre e Voluntária aborda a responsabilidade para com os cooperados, independente da etnia, posição social, política partidária e credo.

Conclusão

O cooperativismo, com suas características intrínsecas, tem se mostrado o sistema mais adequado para atender às novas necessidades da sociedade e do meio ambiente. Para que essa organização continue forte, são necessárias medidas inovadoras que gerem resultados e deem ainda mais credibilidade para o setor.

Por essa razão a Integração existe e tenho orgulho em dizer que faço parte disso. Quer saber mais sobre os motivos para cooperar e encontrar novas oportunidades dentro do cooperativismo? Fale diretamente comigo!