Este artigo discutirá as principais formas de captar recursos para o terceiro setor.

Conquistar recursos para o terceiro setor é um dos maiores desafios das instituições atualmente, ter diversas formas de adquirir receita garante que essas organizações não fiquem dependentes das contribuições de seus voluntários e doadores.

O que é e qual a importância de captar recursos para o setor terciário? 

As instituições do terceiro setor buscam doações de pessoas e empresas por meio de um processo chamado de arrecadação de recursos.

A manutenção e existência dessas instituições é o objetivo dessas contribuições voluntárias, que podem ser feitas na forma de dinheiro ou outros recursos conforme a necessidade da organização.

O fato de muitas dessas instituições contarem com doações ou contribuições de seus associados ressalta a importância da arrecadação de recursos para o terceiro setor.

Outro aspecto crucial da coleta de recursos é que ela envolve a vizinhança onde a organização está inserida.

Com isso, ela se torna mais conhecida entre as pessoas, o que é uma ótima forma de divulgar a instituição.

Os principais métodos de captação de recursos

Existem outros métodos de coleta além da captura de recursos do terceiro setor do formato financeiro.

Com a finalidade de incentivá-lo a considerar outras ideias para melhorar o financiamento de sua instituição, separamos os principais métodos de captação de recursos que as organizações do terceiro setor podem empregar.

Notas Fiscais

Por ser uma forma direta de um consumidor realizar uma doação, às instituições frequentemente coletam recursos por meio de notas financeiras.

Basta ter a organização cadastrada em um dos programas de nota fiscal do seu estado. Assim, o comprador pode fotografar a nota e doar para a instituição desejada em seu smartphone por meio de um aplicativo.

Financiamento Coletivo

Uma das formas mais conhecidas de captação de recursos do terceiro setor é por meio de financiamento. 

Muitas vezes, é realizado por meio de um site, que incentiva as doações, uma vez que qualquer pessoa com acesso à internet pode participar de campanhas de financiamento coletivo de qualquer lugar.

Eventos 

Os eventos são uma ótima forma de divulgar as atividades desenvolvidas dentro de sua instituição, além de atrair recursos para o terceiro setor.

Você pode estar pensando que gastar dinheiro na realização de eventos pode resultar em ainda mais gastos para sua organização, saiba que não é bem assim; em vez disso, esta é uma estratégia com muitas vantagens.

A partir da visibilidade que um evento traz para a organização, as parcerias começam a crescer a partir dele e, obviamente, há mais interação entre os filiados ou associados da organização.

Campanhas

As campanhas de doação são uma ótima opção para obter recursos financeiros ou outros para sua organização.

Você pode optar por arrecadar itens que possam ajudar na manutenção da instituição, como materiais ou investir em programas de treinamento para seus associados, material de limpeza ou preservação, ou mesmo campanhas de arrecadação de fundos (doações em dinheiro).

Além disso, esse quesito podemos citar duas campanhas modelos:

Campanha União Solidária

Realizada pelo Instituto Dexis em parceria com o Sicredi Dexis e Instituto Cocamar.

Já está em sua quinta edição, a fim de colaborar com as centenas de entidades regionais trabalhando em prol da solidariedade e do bem da comunidade.

Sorte Acelerada

Desenvolvida pelo Instituto Ronald McDonald como um caminho para arrecadar recursos, a campanha Sorte Acelerada apoia diversos programas e projetos na luta contra o câncer infanto-juvenil que fazem a diferença em todo o Brasil.

Conclusão

Assim, chegamos ao final deste artigo e, como você pode ver, é importante ressaltar que a captação de recursos é uma ótima opção para aumentar o reinvestimento em instituições do terceiro setor.

Ela não apenas se estende a toda a comunidade, aumentando a visibilidade de sua organização, mas também tem várias maneiras de reunir recursos ao lado de sua base de associados e afiliados.

Nós da Integração acreditamos e promovemos essas iniciativas! Quer saber mais como? Fale comigo!