O sistema cooperativista vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade.

Com quase 180 anos, além de beneficiar os cooperados, essa organização econômica impacta todo o meio social em que está inserida.

Para entender porque esse crescimento foi tão rápido e contínuo que atingiu uma proporção tão grande, devemos explorar ainda mais os benefícios do cooperativismo.

Cooperativismo

O cooperativismo é uma espécie de associação que oferece diversos tipos de trabalho aos seus associados para alcançar objetivos compartilhados.

A singularidade dessas organizações está em seus esforços para erradicar a pobreza por meio de uma estrutura democrática que não faz distinções de raça, classe, gênero, orientação sexual, etc.

Tudo isso porque as cooperativas se baseiam na ética, nos valores e nos princípios, investindo em suas comunidades locais e se preocupando com o bem-estar de todas as pessoas.

Como funciona uma cooperativa?

Uma cooperativa funciona pela cooperação dos indivíduos nela inscritos, conhecidos como associados. O foco principal não é o lucro, mas o bem-estar de todos os seus membros.

Os cooperados reúnem-se de forma voluntária, tomando decisões coletivas sobre todas as suas atividades e definindo os rumos da organização com a participação de todos e atendendo às necessidades do grupo.

As cooperativas criam as condições para o desenvolvimento pessoal de cada um, pois todas as decisões são tomadas de forma participativa e descentralizada. 

Por oferecer espaço para que todos possam desenvolver seus objetivos, valorizando a participação igualitária de todos os envolvidos no projeto, esse estilo organizacional tem o potencial de corrigir muitos problemas sociais.

Os efeitos do cooperativismo na sociedade

Como vimos, as cooperativas trazem avanços sociais significativos para os ambientes em que estão inseridas.

Listamos abaixo alguns dos principais efeitos que esse modelo de negócio tem.

Geração de empregos

De acordo com o AnuárioCoop 2022 – Dados do Cooperativismo Brasileiro, o número de empregos disponíveis aumenta significativamente a cada ano.

Atualmente, há cerca de meio milhão de empregos diretos sendo produzidos pelas 4.880 cooperativas espalhadas pelo país.

Envolvimento na sociedade

Ao contrário das empresas do setor privado, as cooperativas dão mais ênfase ao bem-estar de todos os membros do que ao lucro.

Como resultado, todos compartilham as responsabilidades e os lucros de forma igualitária, sem hierarquias ou remuneração desigual, sempre investindo parte dos lucros em melhorias organizacionais.

Além disso, ao gerar empregos e combater a exclusão social, o cooperativismo desempenha um papel significativo no desenvolvimento da economia local.

Educação e consumo consciente

Quando o tema é um incentivo à educação, o comportamento cooperativo é particularmente notável.

Essas empresas investem no desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador, patrocinando cursos e outros eventos para maximizar seu aprendizado.

O foco de muitas dessas campanhas é promover um modo de vida mais sustentável, reduzir a produção de resíduos e incentivar ações melhores tanto para os cooperados quanto para o planeta.

Conclusão

Devido aos inúmeros benefícios proporcionados pelo sistema cooperativista, há uma necessidade crescente de darmos mais importância a este modelo econômico.

Sem ele, inúmeros negócios que surgiram recentemente poderiam ter se adaptado ao setor privado, resultando em uma estrutura que não é particularmente vantajosa se considerada a ascensão social de todos os envolvidos no projeto.

Quer descobrir mais benefícios do Cooperativismo? Fale comigo!