Assim como temos a indústria 2.0, 3.0 com diferentes tecnologias, também temos o cooperativismo 4.0. Aquele cooperativismo que passou por várias etapas da vida nesses 120 anos, que também precisou mudar e evoluir. Chegamos no conceito de cooperativismo 4.0, que estabelece propósito dentro daquilo que as cooperativas fazem.

Qual propósito?

Assim como no mundo dos negócios, um propósito em uma cooperativa não é diferente. Ele é muito mais forte do que simplesmente trabalhar, cria-se uma nova perspectiva na gestão.

O valor econômico é muito maior porque envolve o valor social. Hoje falamos em ESG, um termo novo para todos que as cooperativas já praticam há muitos anos. No sentido de trabalhar pensando na comunidade local, para as cooperativas isso está bem claro. 

O cooperativismo 4.0 é a junção de propósito com valores econômicos, sociais e ambientais. 

As empresas com propósito têm alma 

É engraçado você falar que uma empresa tem alma. Como assim? 

“Eu gosto de trabalhar nessa cooperativa porque ela tem um jeito diferente de lidar com as pessoas, com os colaboradores e os consumidores dessa cooperativa.”

As pessoas começam a respeitar o negócio ainda mais porque eles entendem como sua participação como cooperados são respeitadas. 

Ter bons resultados no negócio é importante, não é vergonhoso ter resultado, pois é a partir dos resultados que conseguimos colaborar para a sociedade melhorar de vida, valorizar as pessoas e fazer a inclusão da diversidade. 

Então, esse é o propósito do cooperativismo 4.0: estar mais próximo das pessoas e da comunidade. 

A pandemia veio e nos afastou. Passamos a fazer um resgate dos pilares do cooperativismo do zero, resgatar a presença na comunidade, presença corpo a corpo. Falar de nos reunir depois de tantas reuniões on-line parece algo estranho, mas é o que todos nós estamos precisando. O cooperativismo 4.0, nos traz essa questão de estarmos próximos. 

Existe uma pesquisa da Associação Brasileira de Psicologia de 2009, que menciona: 

“83% dos colaboradores sentem que o seu trabalho faz sentido quando trabalham com propósito. Em uma empresa que não tem um propósito bem definido, 71% dos colaboradores são engajados e 25% são contra praticamente tudo o que a empresa faz.”

Percebam a diferença de uma empresa com o propósito. Não são as paredes das empresas, são as pessoas que constroem o propósito de estar dentro dela.

Capitalismo consciente

A motivação 3.0 tem um propósito elevado. Uma cultura consciente, que se integra com stakeholders, ou seja, tudo torna uma empresa consciente do cooperativismo. Isso é muito forte e já acontece há muitos anos. 

O que mais nos chama a atenção é a presença na comunidade. É um dos princípios do cooperativismo. 

Isso torna uma empresa exponencial, que o crescimento se dá pelo propósito, pelo fato de estarmos juntos, e isso está no DNA das cooperativas.

Como chegamos no 4.0? 

No modelo do cooperativismo 1.0, as cooperativas se desenvolveram. Queriam dar voz, relevância e organização, essa foi a prioridade desde o começo dessa jornada de mais de 100 anos. Primeiro, se criar, firmar e ganhar relevância. 

No cooperativismo. 2.0, expandiram os modelos para diversas frentes cooperativas de trabalho, crédito e agrícola. Começam a surgir vários modelos e a expansão.

Já no cooperativismo 3.0, temos a interação com a tecnologia. Nos anos 2000 com a internet, temos velocidade no desenvolvimento, pensamento, processamento e nas informações. 

A intercooperação se torna ainda mais presente, para as cooperativas se unirem e fortalecerem. Um cooperativismo firme, dedicado ao crescimento e a fazer realmente acontecer tudo aquilo que é esperado. 

As cooperativas foram atrás das tecnologias para os seus associados e seus colaboradores, hoje elas possuem tecnologia de ponta em todos os setores. 

As cooperativas de crédito estão a par com qualquer tipo de banco, às vezes até mais avançadas. Vimos o Sicredi, por exemplo, onde o WhatsApp liberou a cooperativa ser uma das primeiras a fazer transações antes de qualquer outro banco. 

Cooperativismo 4.0

Aqui o foco é a descentralização, a autonomia do impacto social. 

Evidentemente, as pessoas são o centro da cooperativa, elas são o foco de tudo que permeia o cooperativismo, seja o colaborador, cooperado, um cliente, um prestador de serviço, a comunidade local. 

No cooperativismo 4.0 olham-se para o exterior, descentralizando a informação. Buscando autonomia para as cooperativas, gerando um impacto social mais evidente. 

As pessoas precisam saber o que o cooperativismo faz. Para isso, precisamos estar mais perto e colocar as pessoas no centro dos negócios. 

Quais são as soluções que o cooperativismo nos traz? 

Não podemos cuidar apenas onde está a sede de uma cooperativa, mas sim onde estão todas as filiais. Cada filial representa a sede para aquela comunidade, busca-se o desenvolvimento social e humano em todos os locais de atuação.

Não adianta ter uma cooperativa que pensa e pratica, através dos seus colaboradores, e ter um cooperado que não participa, que trata a cooperativa apenas como uma empresa. 

O cooperado 4.0 precisa ter atitude de cooperado, participar das ações da cooperativa por conta própria. Se inteirar dos assuntos, se conectar aos benefícios sociais da cooperativa com a sua comunidade, influenciar as pessoas para o cooperativismo. Mostrar que o cooperativismo é uma solução para sua comunidade. 

Que as cooperativas podem gerar empregos, trazer maiores resultados. Podem fazer bem para a comunidade, através de projetos sociais. A cooperativa é o cooperado atualizado que entende do negócio e apoia a sua cooperativa a tomar as decisões. 

Vocês são donos e não podem simplesmente chegar em uma assembleia, votar “sim” ou “não” sem nem saber o que está acontecendo. Só cabe a você, como cooperado 4.0, participar dessas ações, se conectar e estar atualizado. 

Integrar a cooperativa à comunidade, às pessoas, aos projetos cabe aos cooperados. Muitas vezes, a cooperativa tem um projeto e o cooperado sabe que a comunidade onde ele mora está precisando disso e ele pode fazer essa conexão. Cabe a ele, não só apenas aos colaboradores. 

É isso que se espera de atitude de um cooperado 4.0, dessa forma ele vai contribuir muito para a sua cooperativa. 

Três gerações de cooperativas

Tivemos os cooperados fundadores, os cooperados da segunda geração, e agora vêm os jovens cooperados que conheceram a cooperativa através dos seus pais ou avós.

Que vão nos ajudar a difundir o cooperativismo, através do engajamento social, dos princípios do cooperativismo e, principalmente, através do propósito da cooperativa, essa geração trabalha com um propósito.

A Integração surgiu com a inquietação de tornar evidente o impacto social que as Cooperativas causam em nosso mundo.

Junte-se a nós e fortaleça o cooperativismo!